Foto: Divulgação/Arquivo
Líderes da Otan alertaram que a postura adotada por Trump em relação à Groenlândia pode abalar a alianç
A França solicitou a realização de um exercício militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Groenlândia e afirmou estar pronta para participar da iniciativa, segundo informou o gabinete do presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira (21). O pedido ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas envolvendo o futuro do território, estratégico no Ártico.
O anúncio coincide com a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial, onde ele deve voltar a tratar da Groenlândia, apesar das críticas de países europeus. Em discurso recente no evento, Macron afirmou que a Europa não se deixará intimidar nem cederá a pressões, em referência às ameaças de Trump de impor tarifas caso a Europa não aceite uma eventual mudança de controle do território.
Líderes da Otan alertaram que a postura adotada por Trump em relação à Groenlândia pode abalar a aliança. O presidente norte-americano chegou a associar o tema à sua insatisfação por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, o que ampliou o desgaste nas relações transatlânticas.
