Governo Lula vê Trump isolado e sem argumentos contra resultado eleitoral
Por Redação
30/10/2026 às 10:14
Foto: Reprodução/Arquivo/Instagram
Donald Trump
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que a vitória nas eleições presidenciais enfraqueceu a articulação internacional de Flávio Bolsonaro (PL) e deixou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isolado nas críticas ao resultado do pleito. Segundo reportagem do Metrópoles, auxiliares do Planalto consideram que não há espaço para questionamentos sobre a eleição, reconhecida pelo PL, pelo candidato a vice na chapa derrotada, Alfredo Gaspar, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por lideranças internacionais. Lula venceu o segundo turno com 51,79% dos votos, contra 48,21% de Flávio.
A avaliação no governo é de que a derrota eleitoral reduziu a capacidade de mobilização do senador no exterior. Após deixar o Brasil na noite de terça-feira (27), Flávio publicou uma carta em que se declarou “o verdadeiro presidente eleito do Brasil”, mas retirou a afirmação minutos depois e passou a se apresentar como “líder do Brasil”. Na quinta-feira (29), Trump voltou a criticar as eleições brasileiras e classificou o pleito como uma “desgraça”. O republicano também afirmou que pretende conversar com Lula, mas evitou responder quem reconhece como presidente legítimo do país.
O Planalto, porém, não pretende adotar medidas diplomáticas nem elevar o tom contra os Estados Unidos ou a Argentina, apontados por integrantes do governo como envolvidos na operação que levou Flávio ao exterior. A orientação é deixar o caso sob responsabilidade da Justiça e da Polícia Federal, evitando alimentar o discurso de perseguição política. Auxiliares de Lula também defendem aguardar as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro, antes de avaliar possíveis desdobramentos. A estratégia é preservar uma relação pragmática com os governos de Donald Trump e Javier Milei, especialmente em temas como comércio e segurança pública.
