/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Após vitória nas urnas, Jerônimo reconduz Adolpho Loyola e Fabya Reis ao secretariado

Após vitória nas urnas, Jerônimo reconduz Adolpho Loyola e Fabya Reis ao secretariado

Por Política Livre

30/10/2026 às 12:50

Atualizado em 30/10/2026 às 12:50

Foto: Divulgação

Imagem de Após vitória nas urnas, Jerônimo reconduz Adolpho Loyola e Fabya Reis ao secretariado

Adolpho Lyola e Fabya Reis

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) oficializou nesta sexta-feira (30) o retorno de dois integrantes de seu primeiro escalão que haviam deixado o governo para atuar na campanha eleitoral. Adolpho Loyola reassume a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), enquanto Fabya Reis volta ao comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). As nomeações dos petistas foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

Os dois auxiliares se afastaram das funções em agosto para participar diretamente da campanha de reeleição de Jerônimo, que conquistou um novo mandato no primeiro turno das eleições, realizado em 4 de outubro.

Adolpho Loyola teve papel de destaque na campanha, assumindo a coordenação-geral da candidatura do governador. Considerado um dos principais articuladores políticos de Jerônimo, ele retorna à Serin com a missão de conduzir as relações do Executivo com prefeitos, deputados, partidos políticos e demais lideranças.

Durante sua ausência, a secretaria ficou sob a responsabilidade de Jonival Lucas, chefe de gabinete da pasta, que exerceu interinamente a função de secretário. Com a volta de Loyola, ele reassume suas atribuições anteriores.

Fabya Reis também deixou temporariamente o governo para se dedicar à campanha eleitoral do PT. Durante o período, a Seades foi comandada interinamente por José Leal, chefe de gabinete da secretaria, que agora retorna à função de origem.

A recondução dos dois secretários ocorre em meio às articulações de Jerônimo para organizar o governo após a vitória eleitoral. A expectativa é de que o governador promova outras mudanças na equipe, especialmente diante da necessidade de acomodar aliados políticos e preparar a administração para o segundo mandato, que começa em janeiro de 2027.

O retorno de Loyola, particularmente, representa a retomada das articulações políticas do governo sob o comando de um dos auxiliares mais próximos de Jerônimo, num momento em que o governador busca fortalecer sua base de apoio na Assembleia Legislativa e ampliar o diálogo com lideranças municipais.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.