/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Atlas/Bloomberg: 32,4% acreditam que envolvimento de Jaques com Master pode prejudicar muito Lula

Atlas/Bloomberg: 32,4% acreditam que envolvimento de Jaques com Master pode prejudicar muito Lula

Por Gabriel de Sousa/Estadão Conteúdo

02/07/2026 às 08:09

Atualizado em 02/07/2026 às 08:35

Foto: Geraldo Magela/Arquivo/Agência Senado

Imagem de Atlas/Bloomberg: 32,4% acreditam que envolvimento de Jaques com Master pode prejudicar muito Lula

Jaques Wagner

Levantamento do instituto Atlas/Bloomberg divulgado nesta quarta-feira, 1º, mostra que 32,4% dos eleitores que tiveram contato com as notícias do envolvimento do senador Jaques Wagner (PT-BA) com o escândalo das fraudes bilionárias do Banco Master acham que casos como este podem prejudicar muito a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 28,8% acham que podem prejudicar pouco, 36,3% dizem que não prejudicam e 2,4% não souberam responder.

A Atlas/Bloomberg ouviu 5.000 eleitores entre os dias 26 e 30 de junho por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04582/2026.

Sobre a operação da Polícia Federal, deflagrada no último dia 18, 71,4% dizem ter acompanhado de perto as investigações que relacionam Wagner com o Master. Outros 22,5% dizem ter tido pouco contato e 6,1% não tiveram conhecimento.

Para 74,3%, Jaques Wagner recebeu vantagens indevidas enquanto ocupava o posto de líder do governo no Senado e tinha relações com o dono do Master, o banqueiro Daniel Vorcaro. Outros 9,4% acreditam que ele não recebeu benefícios e outros 16,2% não souberam responder.

A relação de Jaques Wagner com o caso Master afeta diretamente Lula para 35,6% dos eleitores, enquanto 23,5% avaliam que afeta parte do governo federal. Outros 37,8% dizem que se trata de um problema exclusivo do senador. Outros 3% não souberam responder.

Para 39,6%, a Operação Compliance Zero contra Wagner piora muito a imagem do governo Lula. Outros 17,5% disseram que piora um pouco. Outros 36,2% dizem que isso não afeta o Palácio do Planalto. Há ainda 2,4% que dizem que melhora muito, e 2% que melhora um pouco.

Para 37,6%, os aliados de Lula estão mais implicados no escândalo do Master. Outros 36% acham que são os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 17,1% avaliam que os dois lados estão igualmente ligados ao esquema. Já para 6,1% há maior relação de parlamentares do Centrão. Há ainda 3,1% que não souberam responder.

A pesquisa do instituto mostra ainda que 52,3% dos brasileiros desaprovam o presidente Lula, enquanto 45,9% o aprovam. Outros 1,8% dos eleitores não souberam responder.

Comparada com a pesquisa anterior da Atlas/Bloomberg, do mês passado, a desaprovação de Lula subiu um ponto porcentual, enquanto a aprovação baixou 1,5.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.