Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Em discurso emocionado, Adolfo Menezes agradece apoio da Assembleia após aprovação para o TCM
Em discurso emocionado, Adolfo Menezes agradece apoio da Assembleia após aprovação para o TCM
Por Política Livre
26/05/2026 às 18:00
Atualizado em 26/05/2026 às 17:56
Foto: Política Livre
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD)
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) fez um discurso marcado pela emoção, gratidão e referências à própria trajetória política após ter o nome aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Durante a fala aos parlamentares, Adolfo relembrou os 20 anos de atuação no Legislativo baiano, agradeceu aos colegas deputados pelo apoio recebido ao longo da carreira e afirmou que o momento representa um dos mais marcantes de sua vida pública.
“A primeira coisa a dizer, neste instante, é agradecer as bênçãos de Deus sobre toda a minha vida”, declarou o parlamentar, antes de fazer agradecimentos aos deputados estaduais. “Quando cheguei aqui eram meus colegas e minhas colegas de parlamento. Passaram à condição de amigos e amigas e, hoje, posso dizer, sem medo de ser feliz, que são meus irmãos e minhas irmãs”, complementou.
No discurso, Adolfo destacou que a aprovação para o TCM representa mais um reconhecimento da relação construída dentro da Assembleia, onde presidiu a Casa por duas vezes. O deputado também mencionou o pai, Pedro Gonzaga de Menezes, e o irmão Herculano Menezes, ex-deputado estadual que morreu antes de tomar posse para um novo mandato em 1998.
Segundo ele, a perda do irmão marcou profundamente a família e influenciou diretamente sua entrada definitiva na política. “Nosso pai disse que o legado de Herculano não poderia ser abandonado”, relembrou Adolfo ao contar que disputou as eleições de 2002, inicialmente ficando na suplência, até conquistar o primeiro mandato em 2006.
Ao fazer uma retrospectiva da atuação parlamentar, o deputado afirmou que sua principal marca foi o compromisso com a Bahia, especialmente com o município de Campo Formoso, sua base política. Também destacou o cumprimento da palavra empenhada e a capacidade de diálogo com diferentes correntes políticas.
Fernando Pessoa - Em um dos momentos mais reflexivos da fala, Adolfo citou o escritor Fernando Pessoa para defender a convivência democrática e a compreensão de diferentes pontos de vista dentro da política. O parlamentar também agradeceu aos líderes governistas e de oposição na Assembleia, os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Tiago Correia (PSDB), pela relação de lealdade e diálogo construída ao longo dos anos.
Adolfo ainda fez agradecimentos à família, aos servidores da Assembleia, aos assessores e aos profissionais de imprensa da Bahia. “Viva, sempre, o bom jornalismo”, declarou.
Ao abordar a ida para o Tribunal de Contas dos Municípios, o deputado afirmou viver um sentimento misto de alegria e tristeza pela despedida gradual da convivência diária com os colegas parlamentares. “Este é um momento de júbilo, mas também de tristeza”, frisou.
Ele ressaltou ainda que seguirá na vida pública, agora no TCM, caso tenha a nomeação confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Continuarei a ser um bom servidor público, com a missão de defender, de forma intransigente, os interesses maiores da Bahia e do povo baiano”, pontuou.
Agradecimentos - Na parte final do pronunciamento, Adolfo agradeceu ao governador, aos senadores Otto Alencar (PDT) e Jaques Wagner (PT) e ao ex-ministro Rui Costa (PT), além da presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD).
