Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Rosemberg indica voto contra Leandro de Jesus e diz que deputado pode sofrer “constrangimento” em eleição de comissão
Rosemberg indica voto contra Leandro de Jesus e diz que deputado pode sofrer “constrangimento” em eleição de comissão
Por Carine Andrade, Política Livre
18/03/2026 às 13:11
Atualizado em 18/03/2026 às 13:19
Foto: Política Livre
O deputado Rosemberg Pinto (PT)
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), afirmou que orientará a bancada governista a votar contra o deputado Leandro de Jesus (PL) na disputa pela presidência da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos.
Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (17), após o término da sessão plenária, Rosemberg negou qualquer acordo prévio para garantir o comando do colegiado a Leandro de Jesus e ressaltou que a escolha depende de votação interna entre os membros.
Ele destacou, entretanto, que conversou com o líder da minoria para que a eleição ocorra na próxima terça-feira (24) e reiterou que seguirá o posicionamento da bancada governista. “Eu sou líder do governo e da maioria. A maioria não quer votar nele. Então eu indicarei o voto contrário”, adiantou.
O petista explicou que há um entendimento de respeito à proporcionalidade entre governo e oposição na distribuição das comissões, mas reforçou que isso não assegura automaticamente a eleição de um nome. “Eu como líder do governo indico que seja um membro da oposição, mas ele precisa ter votos. Se não tiver, não será presidente”, disse.
Ainda segundo Rosemberg, Leandro de Jesus não reúne apoio suficiente para vencer a disputa. O líder governista revelou ter aconselhado o parlamentar a indicar outro nome para evitar uma derrota no colegiado. “Eu estava tentando evitar que ele tivesse o constrangimento de ser derrotado. Mas se ele quer, é uma decisão dele”, declarou.
Ele também reforçou a resistência dentro da base aliada. “Ninguém da base do governo quer votar nele. E eu não posso ir contra a minha base”.
Perguntado por este Política Livre sobre o motivo da rejeição — já que o colegiado foi presidido anteriormente pelo também bolsonarista Diego Castro (PL) —, Rosemberg criticou o comportamento de Leandro de Jesus e colocou em dúvida sua capacidade de liderança. “A postura dele na Casa não é de um parlamentar com capacidade emocional de dirigir uma comissão como a de Segurança Pública”, alfinetou.
1 Comentário
Marisa Freitas Mendes Araujo
•
18/03/2026
•
13:58
