/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Lula diz que Bolsonaro 'está no desmanche' ao rebater Flávio

Lula diz que Bolsonaro 'está no desmanche' ao rebater Flávio

Candidato à reeleição, presidente havia sido chamado de 'Opala velho' pelo senador, seu adversário na eleição

Por Catarina Scortecci/Italo Nogueira/Folhapress

26/03/2026 às 20:15

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Imagem de Lula diz que Bolsonaro 'está no desmanche' ao rebater Flávio

O presidente Lula

O presidente Lula (PT) rebateu nesta quinta-feira (26) uma fala do senador Flávio Bolsonaro (PL) e disse que o pai do presidenciável "está no desmanche". No mês passado, o parlamentar havia comparado o petista a um "Opala velho".

"Outro dia o filho do Bolsonaro [Flávio Bolsonaro] disse assim: o Lula é o Opala velho. Quando ele fala assim, eu não me ofendo. Porque eu tive um Opala 94 turbinado. Se ele conhecesse o meu Opala, ele não falava. Ele fala porque o Opala dele é o pai dele, que está no desmanche. O Opala que ele conhece é o pai dele. Ele não sabe o que é o Opala turbinado", disse Lula, 80.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, 71, está internado com um quadro de broncopneumonia bacteriana nos dois pulmões desde 13 de março. Nesta quinta, boletim médico informou que ele deve ter alta hospitalar na sexta (27). Por conta dos problemas de saúde, o ex-mandatário obteve o direito a prisão domiciliar

A medida foi autorizada na terça (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), por um prazo inicial de 90 dias. Durante o período, Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica e ficará proibido de usar as redes sociais ou de gravar áudios ou vídeos.

A declaração de Lula foi feita durante seu discurso na abertura da Caravana Federativa do Rio de Janeiro, em Niterói. A iniciativa reúne representantes de órgãos federais e oferece suporte a prefeituras, com orientações sobre políticas públicas e acesso a recursos.

No mês passado, durante participação remota na CEO Conference Brasil 2026, promovida pelo banco BTG Pactual, Flávio afirmou que Lula era "um produto vencido de verdade".

"Se compará-lo a um carro, ele é aquele Opala, velhão, de câmbio manual, que já foi bonito, mas hoje não te leva a lugar nenhum e ainda bebe para caramba. A gasolina que o presidente Bolsonaro deixou no tanque do Brasil, o Lula já bebeu toda. Descontrolou completamente as contas do nosso país", disse Flávio na ocasião, se dirigindo a uma plateia formada por integrantes do mercado financeiro.

Nesta quinta, Lula enalteceu os programas federais em andamento e alfinetou o ex-presidente Bolsonaro em outras situações, comparando números dos governos. Também voltou a falar que 2026 será o ano "de provar quem vence a luta, a verdade ou a mentira".

"Essa luta não é minha. Eu sou apenas o porta voz. Essa luta é de vocês, é da sociedade brasileira. Ou a gente passa a desmontar a mentira ou a gente vai ficar neste lenga lenga, da boataria, da mentira, sem nenhum compromisso com a verdade. Este é o ano da verdade", afirmou Lula.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

3 Comentários

Avatar comentário

Nilson

26/03/2026

21:12

O desmanche da opala velha, vc verá dia 04/10/26 , pra vc respeitar o povo brasileiro que botou vc ,e vamos lhe tirar.
Responder
Avatar comentário

CARLOS MOTA JR

26/03/2026

18:53

Ele se esquece que está com o pé na cova.
Responder
Avatar comentário

Carlos Marques de Santana

26/03/2026

18:50

Lula VERME
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.