Home
/
Noticias
/
Justiça
/
TJ-BA lança novo Manual de Contratações e promove capacitação para magistrados e servidores
TJ-BA lança novo Manual de Contratações e promove capacitação para magistrados e servidores
Por Redação
03/02/2026 às 09:59
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) realizou, nos dias 29 e 30 de janeiro, o evento “Novo Manual de Contratações do TJ-BA: Lançamento e Capacitação”, no Auditório desembargadora Olny Silva, no prédio-sede do Tribunal baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A iniciativa teve como objetivo apresentar e orientar magistrados, servidores, estagiários e colaboradores sobre a aplicação do novo documento, elaborado em conformidade com o Decreto Judiciário nº 970/2025. Os participantes foram convocados por meio do Diário da Justiça Eletrônico.
A capacitação foi ministrada pelo advogado Ronny Charles, que também foi responsável por conduzir, no final de 2025, o curso promovido pelo TJ-BA para esclarecer a regulamentação da Lei nº 14.133/2021 no âmbito da instituição. Aquela iniciativa representou a primeira fase do trabalho, com foco no nivelamento dos conhecimentos sobre a nova legislação, e ambas as ações registraram expressiva adesão do público interno.
O novo Manual de Contratações busca traduzir, de forma didática, as disposições do Decreto nº 970/2025. O documento orienta quanto às rotinas administrativas relacionadas às contratações públicas de bens, serviços e obras. Também pretende fortalecer a integridade e a transparência institucional ao definir responsabilidades e aprimorar os fluxos de planejamento, contratação e fiscalização.
A desembargadora Cynthia Resende, presidente do TJ-BA no biênio 2024-2026, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. “O Tribunal de Justiça está na vanguarda da estruturação de um normativo único que disciplina, de modo sistemático, os processos licitatórios. E esse trabalho nos coloca em posição de destaque entre os tribunais brasileiros e reafirma nosso compromisso com a excelência administrativa”, disse.
Durante a abertura do evento, a então controladora-chefe do TJ-BA, Karina Martinez, destacou: “Esse manual de contratações representa um avanço relevante para o tribunal, promove a padronização dos procedimentos, fortalece a segurança jurídica, qualifica a tomada de decisão, reduz riscos e potencializa a governança das contratações públicas, alinhado à eficiência, integridade, transparência e, principalmente, à responsabilidade nos recursos públicos”.
