/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Senador quer levar Galípolo a comissão para explicar liquidação do Master

Senador quer levar Galípolo a comissão para explicar liquidação do Master

Veneziano Vital (MDB-PR), irmão do presidente do TCU, Vital do Rêgo, quer ouvir o presidente do BC

Por Fernanda Brigatti/Folhapress

02/02/2026 às 18:45

Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Senador quer levar Galípolo a comissão para explicar liquidação do Master

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentou nesta segunda-feira (2) à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado um pedido para que Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, seja convidado a "prestar informações sobre a atuação da autoridade monetária na liquidação do Banco Master".

A liquidação da instituição financeira foi decretada pelo BC em 18 de novembro do ano passado. Horas antes, ainda na noite do dia 17, Daniel Vorcaro, dono do banco, foi preso pela Polícia Federal quando tentava embarcar para Dubai. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar.

No pedido encaminhado à CAE, Veneziano afirma que "em nome da transparência", acha que "convém que as autoridades envolvidas possam vir a este colegiado" falar sobre o "chamado 'escândalo do banco Master', assim como sua atuação para interromper e conter os danos causados por esse pernicioso esquema".

Veneziano é irmão do ministro Vital do Rêgo, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), onde uma inspeção foi aberta para apurar a conduta do Banco Central na supervisão do Master. A inspeção foi determinada por outro ministro, Jhonatan de Jesus, que chegou a falar na possibilidade de reverter a liquidação.

Depois, Galípolo e Vital do Rêgo se reuniram para discutir o assunto e fecharam um acordo para que o BC retirasse um recurso contra a decisão de Jhonatan de Jesus. Ficou acordado também que a corte de contas analisará a documentação do caso Master visando ter segurança jurídica.

O jornal Folha de São Paulo mostrou no domingo (1º) que o Banco Central vive um clima de desconfiança entre os servidores depois da abertura de uma investigação interna, a pedido de Galípolo, para apurar eventuais falhas no processo de supervisão e fiscalização do Banco Master.

O requerimento de Veneziano ainda não foi incluído na pauta da CAE. A reunião da comissão que seria realizada na terça (3) foi cancelada. Na quarta (4), uma reunião extraordinária analisará a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as investigações do escândalo. A criação é iniciativa do presidente do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.