Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Governo do Estado realiza mutirão de regulação para acelerar transferências e cirurgias na Bahia
Governo do Estado realiza mutirão de regulação para acelerar transferências e cirurgias na Bahia
Por Redação
01/02/2026 às 10:00
Foto: Edimário Duplat / Saúde GOVBA
Para acelerar transferências e cirurgias, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou, no sábado (31/01), em Salvador, mais um mutirão de regulação, com prioridade para cirurgias de média e alta complexidade e leitos de UTI.
Nas últimas 24 horas, a Central Estadual de Regulação (CER) regulou 989 pacientes, com forte presença de casos ortopédicos, cirurgia geral e neurocirurgia.
A ação reuniu diretores das principais unidades assistenciais da capital e do interior. Realizado sempre que necessário, o mutirão integra as medidas de gestão adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Sesab, para ampliar a eficiência da regulação e reduzir tempos de espera.
Entre as unidades que mais receberam pacientes regulados no mutirão estão o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Hospital Geral Santa Tereza (HGST) e Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).
“Seguimos em um trabalho coordenado para atender cada vez mais, em menos tempo, os pacientes de todo o estado, garantindo acesso mais rápido aos serviços de maior complexidade. Nos três primeiros anos do Governo Jerônimo Rodrigues, abrimos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, superando 5.500 leitos no total. Esse reforço impacta diretamente o tempo de resposta da regulação e aumenta a chance de o paciente chegar mais rápido ao cuidado que precisa”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ao lado dos gestores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Santa Tereza, Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Professor Eládio Lassére (HPEL) e Hospital Ernesto Simões, a secretária debateu estratégias para intensificar o atendimento e destacou indicadores de desempenho do sistema. “Se em 2022, 49% dos pacientes eram atendidos em até 24 horas, hoje temos cerca de 71% beneficiados nesse mesmo período. Em 2025, foram mais de 300 mil baianos atendidos pela regulação. Neste primeiro mês de 2026, já superamos 25 mil”, reforçou.
Para responder ao crescimento da demanda, a Sesab tem ampliado a rede assistencial e integrado a capacidade da rede própria com a rede contratualizada. Além disso, novas obras seguem em andamento em diferentes regiões, com unidades em construção, incluindo Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha.
Roberta Santana ressaltou que a estratégia para melhorar o fluxo da regulação combina expansão da média e alta complexidade com prevenção e diagnóstico precoce, em parceria com os municípios e com iniciativas itinerantes. “Quando a atenção primária está mais forte e o diagnóstico acontece mais cedo, reduzimos agravamentos e pressionamos menos a urgência, a UTI e as cirurgias. É por isso que também avançamos com ações como o funcionamento ampliado das Policlínicas e as parcerias com as carretas do Governo Federal, que ajudam a diminuir filas e a dar velocidade ao atendimento”, completou.
No eixo da atenção primária, o Estado mantém investimentos em obras, custeio e programas de prevenção e controle de doenças crônicas, com aportes que somam mais de R$ 2,2 bilhões para novas unidades, fortalecimento da atenção básica e apoio a hospitais municipais em toda a Bahia.
