Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Em Salvador, João Campos afirma que PSB aposta em fortalecimento e ampliação de bancadas para as próximas eleições
Em Salvador, João Campos afirma que PSB aposta em fortalecimento e ampliação de bancadas para as próximas eleições
Por Redação
07/02/2026 às 15:05
Foto: Divulgação
O encontro integrou a agenda de articulação política do partido
O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), João Campos, participou de uma reunião com a direção estadual da legenda na Bahia, na manhã deste sábado (7), em um hotel de Salvador. O encontro integrou a agenda de articulação política do partido e teve como foco o fortalecimento do PSB no estado e a preparação para os próximos desafios eleitorais.
Durante a reunião, Campos destacou a importância da unidade partidária e da organização política nos estados. “O PSB tem um papel estratégico no cenário nacional e a Bahia é fundamental para o nosso projeto. Estamos trabalhando para fortalecer o partido, ampliar nossa representação e consolidar uma atuação política alinhada com as demandas da população”, afirmou.
O dirigente nacional ressaltou ainda a relevância do diálogo com as lideranças locais e da construção coletiva das estratégias eleitorais, reforçando o compromisso do PSB com o crescimento da legenda e com a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lidice ressaltou que a meta dos socialistas em 2026 é a de eleger sete estaduais com a expectativa de que o partido cresça em todo o Brasil, dobrando sua bancada federal, e que, na Bahia, triplique sua representação, saindo de um para três parlamentares.
“Estamos confiantes neste grupo que está chegando ao partido, integrado por Antônio Henrique, Niltinho, Eduardo Salles, Danilo Henrique, Hassan Youssef e Vitor Bonfim e acreditamos que ele será um fator impulsionador para que outros se juntem a nós. Há pessoas de diversas origens e com diferentes representações, incluindo funcionários públicos, representantes do movimento negro e de diversas regiões do estado. Essas pessoas estão se mostrando entusiasmadas com a força e a dinâmica de João Campos.
Além da presidente estadual, LÍdice da Mata, participaram da reunião, dirigentes locais e pré-candidatos a deputado como Bebeto Galvão, Uziel Bueno, Adson Marchesini, Elisangela Araújo, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, além de deputados estaduais como Fabíola Mansur, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ângelo Almeida, o vereador Silvio Humberto, o vice-prefeito de São Francisco do Conde, Marivaldo, o prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho, o de Caem, Arnaldo Oliveira e dirigentes estaduais da legenda .
Alckmin e a Bahia
O presidente nacional destacou ainda a relação histórica de parceria com o Partido dos Trabalhadores (PT) e reafirmou seu protagonismo no campo progressista, ressaltando que foi o PSB a maior força partidária a apoiar a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
Segundo João Campos, o vice-presidente Geraldo Alckmin ocupa a função em decorrência direta desse apoio, o que consolida o PSB como um dos pilares da base do governo federal. A sigla avalia que o presidente Lula mantém uma postura democrática e republicana, dialogando com governadores e prefeitos independentemente de alinhamentos eleitorais, o que garante segurança política aos aliados.
“Na Bahia, o partido aposta na liderança da deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, para ampliar sua representação política. A expectativa é fortalecer a bancada tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Entre as metas apresentadas está a eleição de três deputados federais, objetivo que será levado ao governador Jerônimo Rodrigues, com o pedido de maior atenção e reconhecimento ao PSB como aliado estratégico”, disse.
Ele avalia que o fortalecimento do partido passa, necessariamente, por articulação política e valorização dos aliados no período eleitoral. Para a direção socialista, a experiência política do governador Jerônimo Rodrigues será fundamental para consolidar esse espaço e garantir avanços ao PSB no estado.
No cenário nacional, o partido reconhece os desafios enfrentados pelo presidente Lula no Nordeste, região historicamente decisiva para suas vitórias eleitorais. Ainda assim, a avaliação é de que os resultados do governo federal são positivos, com destaque para indicadores econômicos e sociais, como a geração de empregos, inflação controlada, valorização da bolsa de valores, queda do desemprego e avanços nas áreas de saúde, educação e políticas sociais.
Para o PSB, a superação da polarização política e o foco em dados concretos podem fortalecer ainda mais o governo e neutralizar o avanço da direita e do Centrão. Nesse contexto, o partido considera o presidente Lula politicamente fortalecido e competitivo para as próximas eleições.
1 Comentário
Carlos Santana
•
07/02/2026
•
16:10
