Home
/
Noticias
/
Economia
/
Clientes do Master e do Will Bank contestam registro de dívidas no Banco Central após cessão ao BRB
Clientes do Master e do Will Bank contestam registro de dívidas no Banco Central após cessão ao BRB
Por Redação
04/02/2026 às 10:00
Foto: Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil
Sede do Banco Master
Clientes do Banco Master e do Will Bank relatam que passaram a constar como devedores no Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central, mesmo após a quitação de empréstimos ou, em alguns casos, sem nunca terem contratado os débitos registrados. Segundo os relatos, os lançamentos foram feitos pelo Banco de Brasília (BRB) e foram identificados após consultas ao Registrato, ferramenta do BC que reúne informações financeiras dos cidadãos. A informação é do G1.
O vínculo com o BRB ocorreu porque a instituição comprou carteiras de crédito do Master a partir de 2024 e chegou a anunciar a aquisição do banco em 2025, operação posteriormente vetada pelo Banco Central. Após a liquidação extrajudicial do Master e do Will Bank, investigações da Polícia Federal apuram suspeitas de fraudes envolvendo a venda de carteiras de baixa qualidade ao BRB, incluindo créditos originados pelo Will Bank e transferidos como forma de compensação.
Em nota, o BRB afirmou que deixou de receber do liquidante as informações necessárias sobre o repasse e a quitação das dívidas após a liquidação das instituições. Segundo o banco, pelas regras do sistema financeiro, cabe à instituição que originou o crédito acompanhar os pagamentos e repassar os dados atualizados. A ausência dessas informações teria levado ao registro de contratos como ativos ou inadimplentes no SCR, mesmo quando já quitados no banco de origem.
