/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Bruno Reis vistoria prédio atingido por incêndio no Stiep e anuncia medidas de assistência aos moradores e de avaliação estrutural

Bruno Reis vistoria prédio atingido por incêndio no Stiep e anuncia medidas de assistência aos moradores e de avaliação estrutural

Por Redação

28/02/2026 às 20:00

Foto: Betto Jr./Secom

Imagem de Bruno Reis vistoria prédio atingido por incêndio no Stiep e anuncia medidas de assistência aos moradores e de avaliação estrutural

Bruno Reis informou ainda que a definição sobre a realocação definitiva dos moradores dependerá do resultado do laudo estrutural

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, vistoriou, na manhã deste sábado (28), a área onde um incêndio destruiu parte de um prédio residencial na última sexta-feira (27), deixando cerca de 90 moradores fora de suas casas, na região do Stiep. Acompanhado de equipes técnicas da Prefeitura, a exemplo da Defesa Civil (Codesal), o gestor detalhou ações emergenciais adotadas de assistência aos moradores e os próximos passos para definição do futuro do imóvel.

Como explicou o prefeito, o acesso às áreas internas do prédio só será liberado neste domingo (29), quando as equipes da Codesal poderão iniciar as inspeções detalhadas. “A partir de amanhã, teremos acesso ao prédio com as equipes técnicas. Já contratamos, inclusive, um estruturalista para avaliar a situação do imóvel e concluir se será necessária a demolição ou se ele poderá ser reconstruído”, afirmou.

Segundo ele, quatro prédios foram isolados por prevenção. O laudo técnico preliminar sobre as estruturas deve ficar pronto até o meio da próxima semana. Bruno explicou que apenas com esse documento será possível determinar a extensão dos danos e quais providências deverão ser tomadas. “A olho nu, sabemos que um dos prédios está comprometido. Há dúvidas sobre outro, enquanto dois parecem não ter sido afetados estruturalmente. Mas só depois do laudo teremos certeza do tamanho do problema e das soluções cabíveis”, acrescentou.

Assistência - Ao comentar sobre o impacto emocional e material sofrido pelas famílias, o prefeito relatou que muitas delas, infelizmente, chegaram ao local abaladas por verem os seus lares destruídos. Bruno Reis lamentou profundamente o ocorrido, destacando que a Prefeitura já iniciou o atendimento emergencial aos desabrigados, tanto no amparo emocional como financeiro.

“De imediato, oferecemos a elas as nossas unidades de acolhimento e o aluguel social. As famílias preferiram ir para casas de parentes. Algumas, inclusive, já solicitaram o auxílio emergencial do município para comprar eletrodomésticos e móveis perdidos; outras, demandaram um auxílio alimentação do município e com medicamentos. Estamos oferecendo todo o apoio e suporte”, disse.

Bruno Reis informou ainda que a definição sobre a realocação definitiva dos moradores dependerá do resultado do laudo estrutural. Ele destacou que há moradores com seguro habitacional, mas também muitos sem qualquer tipo de cobertura — e esses últimos deverão receber apoio direto do município.

“Se houver necessidade de realocação definitiva, a Prefeitura vai estudar como apoiar essas famílias, seja reconstruindo, seja garantindo outro imóvel em empreendimentos que estamos entregando na cidade”, afirmou.

O prefeito mencionou que, antes do Stiep, esteve no bairro do Cassange, onde serão entregues 720 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, entre julho e outubro. Ele afirmou que há possibilidade de que parte dessas famílias seja realocada para esses novos empreendimentos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

1 Comentário

Avatar comentário

Jucelia Pereira Silva

28/02/2026

19:04

Esse é o nosso prefeito!!! graças a Deus elegemos ele.
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.