/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Sucessão presidencial da Câmara de Salvador entra no radar de maneira antecipada e faz lembrar movimento de Geraldo Júnior em 2022

Sucessão presidencial da Câmara de Salvador entra no radar de maneira antecipada e faz lembrar movimento de Geraldo Júnior em 2022

Por Política Livre

29/01/2026 às 16:31

Atualizado em 29/01/2026 às 19:44

Foto: Reginaldo Ipê/CMS/Arquivo

Imagem de Sucessão presidencial da Câmara de Salvador entra no radar de maneira antecipada e faz lembrar movimento de Geraldo Júnior em 2022

Câmara Municipal de Salvador (CMS)

Prevista oficialmente apenas para 2027, a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Salvador já entrou no radar das conversas de bastidores, inclusive com rumores de que o processo pode ocorrer de maneira antecipada este ano. 

O tema passou a circular com mais frequência nos corredores da Casa diante da informação de que o atual presidente, vereador Carlos Muniz (PSDB), já teria iniciado consultas a juristas sobre a possibilidade de disputar um terceiro mandato à frente do Legislativo. 

Muniz assumiu a presidência da Câmara pela primeira vez no biênio 2023–2024, após uma eleição antecipada pelo então presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), em março de 2022, num movimento que, à época, marcou seu rompimento político com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e com o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) dias antes de antes de se lançar candidato a vice-governador do Estado pela chapa do PT.

Nos bastidores, contudo, a avaliação predominante é a de que Muniz esbarrará no entendimento já fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a recondução para um terceiro mandato consecutivo nas mesas diretoras. Foi com base nesse mesmo entendimento que o Supremo derrubou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), poucos dias após ele ter vencido a eleição para um terceiro biênio consecutivo.

Mas a ideia, segundo aliados de Muniz, é que ele gostaria de estar sentado no comando da Câmara durante a sucessão municipal da prefeitura de 2028. 

Uma vez mantido esse obstáculo jurídico, a costura pela sucessão no Legislativo passa hoje por pelo menos três nomes que orbitam o entorno do presidente e seriam opções de sua cota pessoal: Ricardo Almeida (DC), Sidninho (PP) e Maurício Trindade (PP). Mas, por ora, o cenário ainda é incipiente, sem contar com uma musculatura política de apoios internos e externos capazes de assegurar uma sucessão presidencial com tranquilidade.

Do Palácio Thomé de Souza não há até aqui nenhum movimento. Como reportou uma fonte a este Política Livre, o prefeito Bruno Reis “está assistindo de camarote”. 

Ainda assim, há quem não desconsidere a tese de que a eleição poderia ser antecipada, inclusive para o primeiro semestre deste ano, mesmo sendo uma possibilidade remota, uma vez que as cortes superiores já externaram que antecipação de eleições desse tipo só poderia ocorrer a partir do mês de outubro.

O argumento sustentado por quem defende uma eventual reeleição de Muniz está  ancorado no fato de que ele não teria sido eleito diretamente presidente no primeiro mandato do biênio 2023–2024, mas ocupava a vice-presidência em uma chapa escolhida numa eleição antecipada, realizada ainda em 2022. Por essa lógica, ele não teria sido eleito presidente em 2023. Em 2025, depois de já reeleito vereador de Salvador, Muniz foi eleito para o seu segundo período na presidência. 

Essa tese, todavia, enfrenta o contraponto de que o ato de posse para o cumprimento integral do mandato 2023–2024 se assemelharia, na prática, a uma eleição presidencial, uma vez que Muniz exerceu de forma plena todo aquele biênio.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.