Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Projeto familiar de poder de Sheila Lemos provoca desconforto entre aliados dentro e fora de Conquista
Projeto familiar de poder de Sheila Lemos provoca desconforto entre aliados dentro e fora de Conquista
Por Política Livre
12/01/2026 às 22:10
Atualizado em 12/01/2026 às 22:16
Foto: Divulgação
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União)
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), tem provocado crescente insatisfação entre aliados políticos ao priorizar um projeto familiar de poder. A mais recente decisão nesse sentido foi a nomeação da prima Kalilly Lemos Santos da Rocha como primeira titular da recém-criada Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), pasta estratégica que passa a funcionar como elo direto entre o gabinete, a Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada.
Nos bastidores, a informação apurada por este Política Livre é que Kalilly ganhou a preferência pessoal de Sheila para disputar a sucessão municipal em 2028, movimento que teria acendido o sinal de alerta em lideranças do próprio grupo político da prefeita, reeleita em 2024.
Ao menos três aliados vinham sendo naturalmente cotados para a sucessão. Um deles é o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), que ampliou seu peso político à frente do Legislativo. Outro nome é o do vice-prefeito Alan Andrade (Republicanos). Também figurava no radar o chefe da Casa Civil Municipal, Coronel Ivanildo, que abriu mão de disputar a Prefeitura em 2024 após um acordo com Sheila, sendo alçado ao primeiro escalão do governo.
A tensão no grupo governista, no entanto, não é recente. Sheila já havia desagradado aliados ao anunciar que o marido, Wagner Alves, será candidato a deputado estadual em 2026. A decisão surpreendeu tanto o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), até então apoiado pela prefeita, quanto o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), principal aliado político da gestora municipal no Estado.
Após esse movimento, a insatisfação interna ganhou novos contornos. O vice-prefeito Alan Andrade lançou a própria esposa, Lara Fernandes, como pré-candidata à Assembleia Legislativa, evidenciando a fragmentação do grupo. Já Ivan Cordeiro passou a ser assediado pela base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com quem se reuniu em mais de uma ocasião para tratar de investimentos para Conquista.
Publicamente, Sheila defende a escolha da prima. Durante o ato de instalação da Serin, no Salão Nobre da Prefeitura, a prefeita afirmou que a nomeação de Kalilly se deu por critérios técnicos, citando a experiência da parente como assessora e subsecretária municipal da Saúde, além da capacidade de diálogo.
Nos bastidores, porém, a leitura predominante é outra: a de que a prefeita começa a redesenhar o tabuleiro político local com foco na sucessão, ainda que isso implique desgaste com aliados importantes e o aprofundamento das fissuras internas no grupo que governa Vitória da Conquista.
