/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Pedro Tavares cobra providências do governo do Estado em defesa da lavoura cacaueira da Bahia

Pedro Tavares cobra providências do governo do Estado em defesa da lavoura cacaueira da Bahia

Por Redação

27/01/2026 às 11:31

Atualizado em 27/01/2026 às 18:32

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Pedro Tavares cobra providências do governo do Estado em defesa da lavoura cacaueira da Bahia

Pedro Tavares

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) demonstrou indignação com a falta de atenção dos governos estadual e federal em relação à lavoura cacaueira e aos produtores de cacau da Bahia. Segundo o parlamentar, o setor enfrenta um cenário de prejuízos com a importação do cacau africano, que além de oferecer risco de introdução de doenças, tem provocado a queda no preço do cacau produzido no Estado.

“Enquanto o mundo reconhece o nosso cacau e o nosso chocolate pela qualidade, pela geração de emprego e renda e pela sua importância para a economia, aqui não vemos esse mesmo sentimento. O governo do Estado e o governo federal não têm protegido o nosso cacau. O preço está lá embaixo, e são anos e anos de sofrimento”, enfatizou. Nos últimos dias, as cotações têm indicado valores em torno de R$ 240 por arroba de cacau. Segundo os produtores, essa queda nos preços torna a manutenção da atividade economicamente insustentável.

Tavares questiona a lógica da importação. “Para que importar um cacau de qualidade inferior ao nosso, apenas para regular preço, colocando em risco toda uma região produtora com a possibilidade de doenças? O nosso cacau é referência mundial, mas os produtores estão sofrendo. É preciso sensibilidade e providências urgentes”, cobrou.

O deputado também destacou sua ligação familiar com a lavoura. “Sou bisneto, neto e filho de cacauicultor. Infelizmente, não pude seguir esse legado por causa da vassoura-de-bruxa. Agora que o cacau começava a se recuperar, trazendo esperança para o produtor, surgem essas importações como uma nova ameaça. O produtor guerreiro, que já sofreu tanto com a desvalorização, precisa de uma resposta rápida, eficiente e eficaz.”, frisou.

Tavares lembra que desde 2013 vem cobrando políticas públicas efetivas de proteção ao cacau baiano e defendendo, no Parlamento estadual, as pautas dos produtores. Ele ressalta que a região cacaueira já sofreu muitas perdas econômicas ao longo dos anos e que precisa, mais do que nunca, de atenção por parte das autoridades.

O parlamentar reafirmou que sempre esteve e continuará à disposição da lavoura cacaueira e da região sul da Bahia para ser uma voz do setor na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “O cacau pede socorro. Estarei sempre nessa luta, em defesa da região cacaueira e dos produtores”, ressaltou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.