Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Marcelo Nilo recebe convite do DC para ser candidato ao Senado de forma independente; ex-deputado nega
Marcelo Nilo recebe convite do DC para ser candidato ao Senado de forma independente; ex-deputado nega
Por Política Livre
31/01/2026 às 09:18
Atualizado em 31/01/2026 às 12:22
Foto: Política Livre
O ex-deputado federal Marcelo Nilo, atualmente filiado ao Republicanos, estará presente no lançamento da pré-candidatura à Presidência da República do ex-ministro Aldo Rebelo, marcado para este sábado (31), em São Paulo.
Nilo deseja disputar uma vaga ao Senado Federal na chapa liderada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). No entanto, nos bastidores, aliados avaliam que o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem observado outros cenários políticos, diante da possibilidade de ser preterido no grupo oposicionista, especialmente com o iminente ingresso do senador Angelo Coronel (PSD) na aliança comandada pelo vice-presidente nacional do União Brasil.
De acordo com fontes ouvidas por este Política Livre, Marcelo Nilo poderia migrar para o Democracia Cristã (DC) como alternativa para viabilizar uma candidatura independente ao Senado. A hipótese não seria inédita, já que o ex-deputado já havia admitido a possibilidade de disputar o cargo fora da chapa principal da oposição.
A eventual confirmação de Coronel no campo oposicionista é vista como um fator de tensão interna e pode gerar impactos eleitorais. Avaliações feitas por interlocutores do grupo indicam que uma candidatura independente de Nilo poderia retirar votos da chapa de ACM Neto, reproduzindo um cenário semelhante ao observado nas eleições de 2022, quando o ex-ministro João Roma foi candidato ao Palácio de Ondina e "sangrou" Neto.
Procurado, Marcelo Nilo negou que esteja articulando sua saída do Republicanos ou negociando filiação ao DC. No entanto, ele confirmou que teve encontro recente com o novo presidente estadual da legenda, o ex-deputado federal Marcelo Guimarães Filho.
“Estive sim com Marcelinho, mas para receber o convite para ir ao evento de lançamento da pré-candidatura de Aldo, junto com Joaci Góes. Estou muito feliz e satisfeito no Republicanos”, afirmou.
