/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Magno Lavigne acompanha início da capacitação “No Corre da Folia” para ambulantes do Carnaval de Salvador

Magno Lavigne acompanha início da capacitação “No Corre da Folia” para ambulantes do Carnaval de Salvador

Por Redação

28/01/2026 às 15:45

Atualizado em 28/01/2026 às 21:01

Foto: Divulgação

Imagem de Magno Lavigne acompanha início da capacitação “No Corre da Folia” para ambulantes do Carnaval de Salvador

Início da capacitação “No Corre da Folia”, voltada à qualificação de ambulantes que irão trabalhar no Carnaval

O secretário nacional de Qualificação, Emprego e Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, acompanhou nesta quarta-feira (28) o início da capacitação “No Corre da Folia”, voltada à qualificação de 3.600 ambulantes que irão atuar no Carnaval de Salvador. A iniciativa integra o Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente no Carnaval, firmado entre os governos federal e estadual, além da Prefeitura de Salvador.

A capacitação aborda temas como direitos, organização do trabalho, boas práticas de atendimento, sustentabilidade, saúde e segurança. Como parte das ações do pacto, os ambulantes recebem kits de apoio ao trabalho, contendo isopores para armazenamento dos produtos, materiais de identificação, itens de autocuidado, protetor solar, duas camisas com proteção UV, capa de chuva e materiais de higiene.

Durante os 11 dias de Carnaval, os trabalhadores contarão com uma estrutura de apoio composta por cinco postos de alimentação, com direito a acompanhante, além de seis Centros de Convivência, destinados ao descanso, hidratação, acolhimento e orientação nos circuitos da festa. Ao todo, estão previstas 8 mil alimentações, garantindo melhores condições para quem trabalha diariamente na folia.

Segundo Magno Lavigne, a ação reforça o compromisso do poder público com quem trabalha no Carnaval. “O objetivo é garantir condições dignas de trabalho e ampliar a proteção social para ambulantes, catadores e cordeiros, pessoas fundamentais para a realização da festa. Ninguém precisa perder a dignidade para conquistar o pão de cada dia”, afirmou.

O projeto “No Corre da Folia” é uma iniciativa do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego, e faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à valorização do trabalho decente e à inclusão produtiva no contexto da maior festa popular do país.

O secretário Magno Lavigne esteve acompanhado de André Segatin, chefe de gabinete do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O evento contou ainda com as presenças do secretário de Ordem Pública de Salvador, Décio Martins, e de Paulo Gabriel, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenador do projeto, executado em parceria com a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.