Josias Gomes toma posse como conselheiro do TCE-BA
Por Redação
02/01/2026 às 22:00
Atualizado em 03/01/2026 às 02:22
Foto: Júlia Lobo/TCE
O ex-deputado federal Josias Gomes tomou posse como conselheiro do TCE-BA nesta sexta-feira (2)
O ex-deputado federal Josias Gomes tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), nesta sexta-feira (2), em solenidade realizada no gabinete da presidência, em razão do período de férias coletivas do Tribunal. Ele assume a vaga do conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, que faleceu em 15 de setembro de 2024. Como parte do protocolo, o secretário de Processos do Tribunal, Luciano Chaves de Farias, leu o Termo de Posse, tendo, em seguida, o conselheiro-presidente, Marcus Presidio, desejado ao recém-empossado colega uma trajetória de sucesso.
“Josias Gomes será bem acolhido pelos membros e servidores desta Casa, e tenho a certeza de que contribuirá no que for possível para melhorar a fiscalização e ajudar o Estado a melhorar as políticas públicas desse povo sofrido, que precisa da nossa Casa, dos nossos serviços”, ressaltou.
Na oportunidade, Josias Gomes disse que pretende contribuir em todos os pontos necessários para o aperfeiçoamento da Corte de Contas baiana, e deixou claro que muito precisará da colaboração dos seus pares nesta nova fase. “Eu conheço os conselheiros do TCE-BA e por eles tenho profundo respeito. Vou precisar muito de vocês nesse primeiro momento, porque é como eu já disse: na política, nós caminhamos com muita facilidade devido ao tempo de rodagem que a gente tem. Porém aqui... eu estou chegando agora. E confesso que estou engatinhando. Portanto vou precisar aprender muito com o apoio de vocês”, afirmou.
Também presente à solenidade, o conselheiro Gildásio Penedo Filho, recém-eleito presidente do TCE-BA para o mandato 2026/2027, ressaltou que a recomposição plena do tribunal, com a recente chegada do conselheiro Josias Gomes, cumpre o mandamento constitucional e dá a tranquilidade necessária à Corte de Contas baiana para restabelecer a normalidade dos seus trabalhos. E ainda destacou que a vasta experiência política e administrativa de Josias muito contribuirá para o bom funcionamento do pleno do Tribunal.
“A experiência de Josias dá a todos nós a certeza da tranquilidade da sua atuação nesta corte. Ele traz, portanto, todas as qualidades necessárias ao bom desempenho. A experiência de Vossa Excelência no parlamento muito ajudará na formação dos nossos convencimentos, trazendo o discernimento necessário e o equilíbrio para o enfrentamento das contas”, pontuou.
Como forma de municiar o novo colega, o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo forneceu a Josias Gomes conteúdos institucionais para fazer o seu “dever de casa”. Agradecido, o novo conselheiro recebeu do presidente do Instituto Rui Barbosa os exemplares dos Manuais de Auditoria Financeira, Operacional e de Conformidade, a Revista Brasileira de Auditoria do Setor Público e as Normas Brasileiras de Auditoria.
Ao entregar os volumes, Inaldo Araújo explicou: “Esta é uma Casa de normas. E é preciso aprender sobre normas para seguirmos no bom controle. Espero que esse conhecimento lhe sirva para entender melhor o universo das contas. Seja muito bem-vindo”, disse o conselheiro. O presidente Marcus Presidio completou a cessão de livros com mais dois importantes conteúdos: o Código de Ética do TCE-BA e o Relatório de Gestão 2022-2025
Impossibilitada de comparecer à cerimônia de posse, a conselheira Carolina Matos enviou ao novo conselheiro uma orquídea, com uma mensagem de boas-vindas e votos de uma trajetória de sucesso no novo cargo público. Finalizando a cerimônia, o presidente Marcus Presidio fez uma ligação de vídeo para o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, que desejou ao conselheiro Josias Gomes muito sucesso e um profícuo trabalho em prol do controle das contas públicas.
