Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Governo Jerônimo faz nova mudança e retira nome de Luís Eduardo Magalhães de escola modelo em Salvador
Governo Jerônimo faz nova mudança e retira nome de Luís Eduardo Magalhães de escola modelo em Salvador
Por Política Livre
09/01/2026 às 22:00
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT)
O Governo da Bahia voltou a alterar a denominação de uma escola estadual em Salvador que levava o nome do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães, filho do ex-governador Antônio Carlos Magalhães.
De acordo com a portaria assinada pela secretária da Educação, Rowenna Brito, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira 9), o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida San Martin, passa a se chamar Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo Freire - em alusão ao educador e filósofo (1921-1997), declarado como Patrono da Educação Brasileira.
A mudança se soma a outras ocorridas nos últimos anos. Em agosto de 2025, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Guanambi, teve sua denominação alterada para Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Beatriz Gomes e Souza de Barros, também por meio de ato administrativo publicado pelo governo estadual.
Em outubro de 2024, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Camaçari, teve o nome alterado para Colégio Estadual Camaçari. Em novembro daquele mesmo ano, outra escola da capital baiana foi alvo da mudança: o Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, situado no bairro do Arenoso, passou a ser chamado de Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos.
Em dezembro de 2020, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) era secretário da Educação, a gestão estadual também procedeu mudanças da mesma natureza, com a substituição do nome do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Malhada, para Colégio Estadual Rosalvo Oliveira Souza. Em Boquira, o colégio de mesmo nome ganhou a nomenclatura de Colégio Estadual de Boquira, enquanto a unidade que fica na cidade de Fátima teve sua denominação alterada para Colégio Estadual Paulo Freire.
5 Comentários
Carlos Marques de Santana
•
10/01/2026
•
19:16
Reginaldo Cavalcante Matos
•
10/01/2026
•
04:34
Carlos Marques de Santana
•
10/01/2026
•
19:43
Em resposta a
@Reginaldo Cavalcante Matos
Renan Santos
•
09/01/2026
•
19:28
Carlos Marques de Santana
•
10/01/2026
•
19:43
Em resposta a
@Renan Santos
