/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Estados Unidos entram em nova paralisação orçamentária

Estados Unidos entram em nova paralisação orçamentária

Por Folhapress

31/01/2026 às 10:45

Foto: Reprodução

Imagem de Estados Unidos entram em nova paralisação orçamentária

Os Estados Unidos entraram neste sábado (31) em uma nova paralisaçõa orçamentária, que se espera que dure até uma votação no Congresso, prevista para esta segunda-feira (2), sobre um orçamento para o DHS (Departamento de Segurança Nacional).

O novo fechamento parcial do governo ocorre três meses depois do shutdown mais longo da história do país, em outubro e novembro do ano passado, ocasionado após democratas e republicanos não chegarem a um consenso sobre o financiamento federal. Foram 43 dias, o que custou à economia dos EUA cerca de US$ 11 bilhões.

Nesta nova paralisação, o bloqueio se deve à resistência da oposição democrata em aprovar um orçamento para o Departamento de Segurança Nacional, após a morte a tiros de dois manifestantes durante as operações anti-imigração do governo de Donald Trump, no estado de Minnesota.

Democratas e republicanos no Senado dos Estados Unidos chegaram a fazer a um acordo na quinta-feira (29) para tentar evitar a paralisação do governo. Após horas de atraso, a Casa aprovou o pacote de gastos por uma votação de 71 a 29.

Mas a Câmara dos Representantes está em recesso e não deve analisar a medida até segunda-feira (2), de acordo com um assessor da liderança republicana que falou com a agência de notícias Reuters sob condição de anonimato, o que significou a paralisação neste sábado.

O acordo garante verba para o Departamento de Segurança, pasta responsável pelo ICE e outras agências migratórias, por duas semanas, separando-o do orçamento federal total, o que aumenta o tempo para negociações entre o governo e seus rivais democratas.

Após a morte de Alex Pretti, enfermeiro americano atingido por tiros disparados por agentes federais, congressistas do Partido Democrata afirmaram que não votariam em nenhum financiamento adicional para o DHS a menos que limites rigorosos fossem criados para restringir a atuação dos agentes de imigração.

Eles exigiram que a parcela da segurança interna no orçamento fosse separada do resto do pacote de gastos enquanto tentam fechar um acordo com Trump para novas restrições à repressão imigratória do presidente.

Em publicação nas redes sociais, Trump endossou o acordo. Ele disse que "outra paralisação longa e prejudicial do governo" seria ruim para o país. "Com sorte, tanto republicanos quanto democratas darão um muito necessário voto bipartidário 'SIM'", escreveu o presidente.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.