Deputado evangélico diz que Malafaia tem 'poucos amigos e muitos reféns'
Otoni de Paula (MDB), ex-bolsonarista, aproximou-se de Lula (PT) nos últimos anos
Por Anna Virginia Balloussier/Folhapress
21/01/2026 às 20:45
Foto: Vinicius Loures/Câmara Dos Deputados/Arquivo
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ)
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) definiu o pastor Silas Malafaia como um homem "de poucos amigos e muitos reféns", em debate com a cineasta Petra Costa nesta terça (20), em São Paulo.
Na opinião do parlamentar, que é também pastor, Malafaia intimida pessoas ao redor, daí ter menos aliados de verdade do que gente com medo de discordar dele publicamente.
Otoni disse ainda que "a direita é maior do que o bolsonarismo, e o conservadorismo é maior do que a direita". Deu como exemplo o presidente Lula (PT), a quem enquadrou como um conservador da esquerda.
O deputado já vestiu a camisa bolsonarista e hoje se diz arrependido. Ele, que se declara de direita, aproximou-se de Lula nos últimos anos e orou por ele em mais de uma ocasião. Com isso, criou inimizades em seu campo.
Otoni conversou com Petra, que lançou no ano passado um documentário sobre evangélicos, "Apocalipse nos Trópicos", em encontro mediado pelo antropólogo Juliano Spyer, colunista do jornal Folha de São Paulo. O papo fez parte da série "Conversas Difíceis", organizada pelo Instituto Humanitas360.
