Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Com MDB sob ameaça na vice de Jerônimo, Geddel tem encontro com Zé Ronaldo, que foi cotado para chapa de ACM Neto
Com MDB sob ameaça na vice de Jerônimo, Geddel tem encontro com Zé Ronaldo, que foi cotado para chapa de ACM Neto
Por Política Livre
21/01/2026 às 08:32
Atualizado em 21/01/2026 às 13:16
Foto: Divulgação/Arquivo
José Ronaldo
Uma publicação do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) nas redes sociais, nesta terça-feira (20), trouxe novos ingredientes ao tabuleiro político baiano, depois de ele revelar ter recebido em sua residência, em Salvador, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), para uma “longa conversa” sobre os cenários da política na Bahia e no Brasil.
“Conversar com Zé é sempre bom. Voltaremos a trocar ideias, sempre há espaço para se marchar juntos na defesa da Bahia. Zé é um grande baiano”, escreveu Geddel, floreando predicados de “político experiente e hábil” ao ilustre visitante desta terça.
Apesar de não dar detalhes do conteúdo do encontro, Geddel sinalizou para uma reaproximação com o feirense, que, como mostrou o Política Livre, voltou a ser cotado para a vice de ACM Neto (União Brasil) na chapa ao governo da Bahia.
A avaliação nos bastidores é que o movimento de Geddel embaralha a configuração pré-eleitoral e manda um recado expresso ao núcleo do PT na Bahia, que em razão da chapa puro-sangue com três governadores deve escantear o MDB da vice - hoje ocupada pelo ex-vereador Geraldo Júnior, que foi indicado com pompa e circunstância em 2022, e que hoje é tratado como carta fora do baralho na chapa de reeleição.
Caso avance, a hipótese representaria uma reconfiguração relevante no cenário político estadual, aproximando o MDB de um dos principais nomes da oposição e reposicionando José Ronaldo como peça-chave na disputa majoritária.
Outra tese, tida como menos provável, aponta para o MDB tentar manter vice do governador Jerônimo Rodrigues (PT) indicando o nome de Zé Ronaldo.
