/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Zé Ronaldo volta a ser cotado para vice de ACM Neto em arranjo que prevê “conserto histórico” 

Zé Ronaldo volta a ser cotado para vice de ACM Neto em arranjo que prevê “conserto histórico” 

Por Política Livre

20/01/2026 às 18:30

Foto: Reprodução/Instagram

Imagem de Zé Ronaldo volta a ser cotado para vice de ACM Neto em arranjo que prevê “conserto histórico” 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto

O nome do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), voltou a ser cotado para a vaga de vice na chapa de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, tal como em 2022. O movimento ganhou força nas últimas semanas quando interlocutores de Neto mantiveram conversas com Zé Ronaldo a fim de sondar sua disposição diante de um eventual convite. 

Segundo apurou este Política Livre, a perspectiva de chegada do feirense à chapa é cercada de expetativa e entusiasmo no campo da oposição, uma vez que ele tem ampla aceitação no grupo e é visto como quadro de peso para aglutinar forças políticas do interior, onde Neto ainda, na avaliação dos próprios oposicionistas, precisa avançar. “Zé Ronaldo daria um selo de confiança à chapa no interior”, confidenciou um parlamentar.

A composição seria também, nas palavras de outro aliado, uma espécie de “conserto histórico” diante do que aconteceu em 2022, quando Zé Ronaldo foi alijado da vice aos 45 do segundo tempo e substituído pela empresária Ana Coelho. 

Na época, apesar das menções ao que seria uma espécie de chapa “pão com pão”, Zé Ronaldo gozava de prestígio para o posto. A decisão gerou desgaste na relação entre os dois líderes, a ponto de, no segundo turno, o PT ter tentado buscar o apoio de Zé Ronaldo.

Exista ainda a recordação de que, em 2018, Zé Ronaldo foi “para o sacrifício” como candidato ao Governo da Bahia, também aos 45 do segundo tempo, depois que ACM Neto, então prefeito de Salvador, decidiu não disputar o Palácio de Ondina e cumprir o mandato até o fim. À época, Zé Ronaldo também era prefeito de Feira de Santana e deixou o cargo para entrar na disputa estadual, mas acabou derrotado pelo então governador Rui Costa (PT), reeleito com mais de 70% dos votos.

De lá para cá, os gestos de recomposição se intensificaram. Na eleição municipal de 2024, quando Zé Ronaldo voltou a disputar a prefeitura de Feira, ACM Neto participou ativamente da campanha. Mais recentemente, também patrocinou a ascensão de um aliado do prefeito à direção do União Brasil Jovem, movimento lido como parte de um esforço contínuo de reaproximação.

Caso avance, a composição também colocaria uma pedra sobre as especulações de que o PT ainda alimenta a possibilidade de ter Zé Ronaldo como aliado eleitoral.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

3 Comentários

Avatar comentário

Anderson alcantara

20/01/2026

22:19

Ainda não vai ser dessa vez que neto, será governador da bahia
Responder
Avatar comentário

Lucas da Feira

20/01/2026

21:07

Só se ZR tiver maluco de fazer isto!! Para a prefeitura de Feira mais uma vez !! Neto teve a chance de colocar ZN de vice e preferiu uma vice sem carisma e sem votos por isto perdeu a eleição.
Responder
Avatar comentário

Paulo

20/01/2026

19:38

Bom nome na vice 🤝
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.