/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Capitão Alden comemora resultado da caminhada de Nikolas Ferreira

Capitão Alden comemora resultado da caminhada de Nikolas Ferreira

Por Reinaldo Oliveira

26/01/2026 às 09:25

Foto: Divulgação

Imagem de Capitão Alden comemora resultado da caminhada de Nikolas Ferreira

Capitão Alden

A caminhada capitaneada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi concluída no último domingo (25), mas os reflexos do ato continuam repercutindo no meio político. Na Bahia, o vice-líder da Bancada de Oposição na Câmara Federal, Capitão Alden (PL-BA), se posicionou sobre os desdobramentos da manifestação.  

Em entrevista ao Política Livre o parlamentar que participou da caminhada reforçou que a ação atingiu o impacto esperado pelos políticos de Direita e ala conservadora. O militar baiano enfatizou que o “sistema” recebeu o recado das ruas. 

“Após a Caminhada pela Liberdade e pela Justiça, o silêncio que se instalou em Brasília passou a ser interpretado nos bastidores como um sinal claro de que o sistema político foi obrigado a recalcular rotas. O ato, liderado por Nikolas Ferreira, surpreendeu autoridades e analistas ao demonstrar que a prisão política do ex-presidente Jair Bolsonaro não produziu o efeito esperado de desmobilizar sua base. Ao contrário, as ruas voltaram a se encher, indicando que o bolsonarismo ultrapassou a figura individual do ex-presidente e se consolidou como um movimento político e social com identidade própria. A mobilização ecoou a mensagem proferida por Bolsonaro em Copacabana:  ‘se eu for preso, continuem’ e simbolizou o maior temor do campo governista: a permanência da reação popular mesmo diante da repressão institucional”, afirmou.

Capitão Alden relembrou os punidos pelos atos do 8 de Janeiro e mais uma vez fez referência à representatividade de Jair Bolsonaro, mesmo preso, que tem mobilizado a Direita em manifestações por todo o Brasil. 

“Do ponto de vista estratégico, o movimento inutilizou a tentativa de isolamento eleitoral de Bolsonaro e reacendeu o sentimento de indignação de parte da sociedade, especialmente em relação às prisões consideradas injustas ligadas aos episódios de 8 de janeiro, além de casos emblemáticos como os de Felipe Martins, Débora Rodrigues e Clésio Cunha. A mobilização também incorporou outras pautas sensíveis, como denúncias de corrupção no INSS, o escândalo do Banco Master e críticas à atuação de autoridades, ampliando o alcance político do protesto. O efeito imediato foi o reposicionamento do tabuleiro eleitoral. A leitura predominante de que a direita estaria fragmentada e sem liderança foi quebrada pela demonstração de força popular, devolvendo densidade ao campo conservador”, comentou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.