Artigo: Legislativo estará ainda mais forte em 2026, por Ivana Bastos*
Por Política Livre
30/01/2026 às 10:22
Foto: Arquivo Agência ALBA
Ivana Bastos
A ALBA inicia o Ano Legislativo de 2026 no próximo dia 3 de fevereiro, uma terça-feira, sob o impacto da morte precoce do deputado Alan Sanches. E a melhor maneira de homenagear a memória de um grande deputado é preservar os objetivos atingidos ao longo de 2025 e implantar novas metas para fortalecer ainda mais a atuação do Parlamento em 2026, principalmente em se tratando de um ano decisivo para a política, na Bahia e no Brasil.
Entre as metas da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia para 2026, a principal é manter o funcionamento regular da ALBA em ano eleitoral, garantindo a realização das sessões, o trabalho das comissões e a continuidade das atividades administrativas, assegurando estabilidade institucional ao longo de todo o ano. Com isso, fica estabelecida a base para alcançarmos os demais objetivos.
A segunda meta é valorizar ainda mais o trabalho parlamentar e fortalecer o papel dos deputados e deputadas. Para tanto, vamos assegurar condições adequadas para o exercício do mandato, respeito às prerrogativas parlamentares e um ambiente institucional equilibrado, com diálogo permanente entre a Presidência e os parlamentares.
Avançar na modernização administrativa e institucional da Casa, a terceira meta, é diretamente ligada à segunda. A valorização do trabalho parlamentar acontecerá com a promoção das melhorias possíveis na gestão interna, nos fluxos administrativos e na comunicação institucional, tornando a Assembleia mais eficiente, organizada e acessível.
Por último, mas não menos importante, temos a meta de ampliar a abertura da ALBA para a sociedade baiana. O foco é fortalecer ações de aproximação com a população, ampliando o acesso do cidadão à Assembleia, estimulando a transparência e a participação social dentro dos limites institucionais.
Chegaremos ao 3 de fevereiro na presença do governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades, dando início ao quarto período da 20ª Legislatura, com números que indicam um crescimento significativo na produção parlamentar, com o Plenário deputado Orlando Spínola e a Galeria deputado Paulo Jackson reformados, o Posto do SAC pronto para ser entregue e, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública.
Sob a Presidência da primeira mulher em 192 de existência da ALBA, chegamos a 2026 com muito o que mostrar e com vontade de fazer ainda mais!
*Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
