/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Aliado de Ibaneis no BRB tenta destravar consignado suspeito do Master no INSS

Aliado de Ibaneis no BRB tenta destravar consignado suspeito do Master no INSS

Carteira bilionária do Master comprada pelo Banco de Brasília está com os pagamentos bloqueados por suspeita de fraude

Por Luiz Vassallo/Estadão

27/01/2026 às 17:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Aliado de Ibaneis no BRB tenta destravar consignado suspeito do Master no INSS

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)

Aliado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o diretor jurídico do BRB, Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo, buscou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, para tentar desbloquear empréstimos consignados da carteira adquirida do Banco Master.

A carteira de empréstimos do Master foi comprada em uma transação bilionária pelo BRB. Como, porém, os contratos estão agora sob suspeita de fraude, como revelou o Estadão, os descontos das parcelas nas contas de aposentados e repasse aos cofres do banco foram bloqueados pelo INSS.

O BRB quer retomar as consignações nas contas de aposentados e transferir para o próprio banco estatal a titularidade dos contratos com os aposentados. Hoje, esses contratos continuam em nome do Master. Para isso, dirigentes do BRB têm buscado convencer a cúpula do INSS a autorizar a cessão e retomar os consignados.

Uma reunião entre Melo e Waller e outros representantes do INSS e do BRB aconteceu no dia 19 de dezembro, um mês depois da prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e da liquidação do banco. O INSS não autorizou a transferência sob o argumento de que isso só poderá ser feito após o próprio órgão chegar a uma conclusão, junto ao liquidante do Master, sobre a regularidade dos contratos.

Consignado sob suspeita

A Polícia Federal apura fraudes na venda de R$ 12,2 bilhões em carteiras de crédito pelo Master ao BRB - das quais fazem parte créditos consignados. Já uma investigação feita pelo INSS concluiu que o Master não conseguiu comprovar a validade de 254 mil contratos com aposentados, como revelou o Estadão. O número representa 74% de todos os contratos firmados com beneficiários da Previdência Social.

O presidente do INSS afirmou à reportagem que a transferência da carteira não poderá ser feita até que seja averiguada a regularidade dos contratos e que o órgão está apurando junto ao liquidante do Master se esse crédito realmente existe.

“A cessão de crédito fica condicionada à existência do crédito, o que hoje está em fase de apuração pelo INSS junto ao liquidante”, diz Waller.

O BRB afirmou que “solicitou a transferência da titularidade das carteiras adquiridas do Banco Master, procedimento padrão em casos de cessão no sistema financeiro”.

“Para avançar com a transferência, o INSS informou a necessidade de adoção de medidas adicionais específicas por parte do liquidante. A mudança será efetivada tão logo as exigências forem cumpridas. O Banco aguarda a conclusão do processo”, diz o banco.

Procurado, Melo disse aguardar a apuração do INSS sobre a “documentação comprobatória” dos empréstimos. E afirmou que decisões sobre o assunto não passam pelo governador Ibaneis Rocha. Também procurado, o governador respondeu: “Não sei nem o que é isso”.

Aliado de Ibaneis

Melo é aliado de longa data e foi indicado ao cargo no BRB por Ibaneis Rocha em agosto de 2024. Ao portal Metrópoles, à época, o governador disse que era uma indicação de “extrema confiança”. Anos antes, Ibaneis havia apoiado Melo em uma campanha derrotada à presidência da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal.

O diretor jurídico do BRB também esteve na reunião com o Banco Central no dia seguinte à liquidação do Banco Master, em novembro de 2025. Foi durante sua gestão à frente do departamento jurídico que o BRB conduziu negociações pela compra de ativos do Master, além da proposta de aquisição do banco - barrada pelo BC.

Ibaneis foi citado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, em depoimento à Polícia Federal. Vorcaro disse ter tratado diretamente com o governador sobre a compra do Master pelo BRB, em um encontro em sua casa. Ibaneis afirmou que esteve apenas em um almoço com o banqueiro e que “entrou mudo e saiu calado”.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.