Home
/
Noticias
/
Interior
/
Presidente da Câmara de Conquista cobra revisão da Zona Azul e compara situação à suspensão do sistema em Itabuna
Presidente da Câmara de Conquista cobra revisão da Zona Azul e compara situação à suspensão do sistema em Itabuna
O vereador destacou o grande volume de reclamações da população e comparou a situação local ao que aconteceu em Itabuna, sul da Bahia, onde o serviço de estacionamento rotativo foi suspenso neste mês de novembro
Por Redação
29/11/2025 às 10:53
Atualizado em 29/11/2025 às 15:32
Foto: Divulgação
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), defendeu a necessidade de uma ampla revisão no novo modelo de cobrança da Zona Azul implantado pela Prefeitura. O vereador destacou o grande volume de reclamações da população e comparou a situação local ao que aconteceu em Itabuna, sul da Bahia, onde o serviço de estacionamento rotativo foi suspenso neste mês de novembro.
Segundo Ivan Cordeiro, a implementação da cobrança em Conquista ocorreu “sem tempo hábil para que a comunidade compreendesse as mudanças”, o que tem resultado em usuários pegos de surpresa e em diversas denúncias sobre falhas no sistema.
“Do jeito que está, não tem como continuar. Ou a Câmara se posiciona contra o decreto da Prefeitura, ou o município terá que rever completamente esse modelo de cobrança da Zona Azul”, afirmou o presidente.
Em 12 de novembro, a Câmara Municipal de Itabuna aprovou por unanimidade a suspensão do contrato da Zona Azul após sucessivas denúncias de irregularidades, cobranças indevidas, falhas operacionais e reclamações constantes dos motoristas. O decreto legislativo citado anulou, de imediato, a autorização para que a empresa concessionária continuasse administrando o sistema de estacionamento rotativo na cidade.
Entre os principais problemas relatados em Itabuna estavam: taxas cobradas mesmo quando o aplicativo não funcionava; falta de fiscalização adequada da empresa responsável; motoristas multados mesmo após realizar o pagamento; ausência de transparência nos repasses ao município; e servidores municipais e vereadores sendo surpreendidos por funcionamento considerado irregular.
Para Ivan Cordeiro, o que ocorreu na cidade serve de alerta direto para Vitória da Conquista. “É importante observar esse precedente. Lá, a Câmara suspendeu o serviço após verificar falhas graves. Aqui, estamos recebendo reclamações semelhantes, e precisamos agir”, destacou.
O presidente da Câmara enfatizou ainda que muitos motoristas conquistenses estacionam seus veículos e, ao tentar pagar pelo aplicativo ou com agentes da empresa, o sistema não processa a operação, resultando em multas para contribuintes que tentaram cumprir sua obrigação.
Diante desse cenário, Ivan Cordeiro propôs a instalação de uma comissão especial para fiscalizar o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa administradora da Zona Azul, além de defender a realização de uma sessão mista para aprofundar o debate com vereadores, representantes do Executivo, comerciantes, motoristas e especialistas em mobilidade.
