Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
ACM Neto lança candidatura da primeira-dama de Coité a deputada estadual; Luciano Araújo reage: “Ele faz gestos de espantar”
ACM Neto lança candidatura da primeira-dama de Coité a deputada estadual; Luciano Araújo reage: “Ele faz gestos de espantar”
Por Política Livre
15/11/2025 às 11:05
Atualizado em 15/11/2025 às 15:07
Foto: Divulgação
A ida do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, a Conceição do Coité, nesta sexta-feira (14), agitou o cenário político da região sisaleira. Convidado pelo prefeito Marcelo Araújo (União) para o lançamento do Natal da cidade, Neto, que é novamente pré-candidato ao Palácio de Ondina, aproveitou o palco institucional para lançar publicamente a primeira-dama, Suzi Araújo, como postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia no ano que vem, provocando forte repercussão nos bastidores.
Em discurso na Praça da Matriz, ACM Neto afirmou que Suzi tem “vocação” para a política e relembrou o episódio em que a chamou de “vice-prefeita”. “Na verdade a gente sabe que Suzi tem uma baita vocação para a política. E quem sabe talvez tenha sido por isso que a minha inconsciência me fez chamá-la de vice-prefeita. Quem sabe eu não venho aqui para chamá-la de minha deputada”, disse. O evento reuniu ainda os prefeitos de Salvador, Bruno Reis (União), e de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União), além de lideranças como o presidente do PL baiano, João Roma, e parlamentares.
A movimentação ocorre em um município onde a política local é marcada por alianças complexas. Na eleição de 2022, Marcelo apoiou ACM Neto para governador, Elmar Nascimento (União) para deputado federal e seu primo Luciano Araújo (Solidariedade) para estadual.
Contudo, no início de 2023, poucos meses após a derrota de ACM Neto e a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT), Luciano migrou para a base do governador. Mesmo assim, seguiu aliado de Marcelo, conhecido por seu discurso ácido de oposição ao PT e por ser alinhado ao bolsonarismo. Recentemente, o prefeito chegou a recusar-se a receber Jerônimo em agenda oficial no município. Alegou que o petista atua para "induzir" gestores municipais que estão no campo adversário .
Procurado pelo site, Luciano Araújo falou sobre o episódio, garantindo que a possível candidatura de Suzi já havia sido tratada internamente há meses. “Conversa tem mais de seis meses. E o prefeito já tinha me dito que não, que tinha palavra e que ele ia continuar com a gente. Acredito no prefeito. É um cara de palavra. Ele tem muita palavra, e o prefeito não faria nada disso sem antes conversar comigo”, afirmou.
Luciano também enviou um recado direto ao ex-prefeito de Salvador, ressaltando, segundo ele, as diferenças entre o estilo do ex-prefeito da capital e o do governador. “Agora ACM Neto tem uma diferença de Jerônimo. Enquanto Jerônimo faz gesto de agregar, de carinho, ele faz gesto de espantar. Fez isso comigo, com os deputados (estaduais) Marcinho Oliveira (PRD) e Pancadinha (Solidariedade). Faz gestos de perseguição. Tem genética”, pontuou.
Nas eleições municipais de 2024, o Solidariedade, partido que é presidido na Bahia por Luciano Araújo, foi alvo de uma ação orquestrada pelo grupo de Bruno Reis para não eleger vereadores na capital. O movimento deu certo. Segundo informações de bastidor, ACM Neto articula para tentar sufocar a sigla também em 2026, como uma reação ao que considera uma "traição" do deputado após o pleito de 2022. Vale frisar que o Solidariedade firmou uma federação com o PRD, sigla que no estado é controlada por Marcinho Oliveira, outro ex-aliado dos caciques oposicionistas.
4 Comentários
Paulo
•
16/11/2025
•
16:19
João Ferreira
•
16/11/2025
•
12:27
Paulo
•
15/11/2025
•
17:02
Paulo
•
15/11/2025
•
14:15
