/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Robinson Almeida destaca avanço do VLT e diz que obra vai reposicionar o Subúrbio no mapa da mobilidade de Salvador

Robinson Almeida destaca avanço do VLT e diz que obra vai reposicionar o Subúrbio no mapa da mobilidade de Salvador

Por Reinaldo Oliveira

19/12/2025 às 12:06

Atualizado em 19/12/2025 às 15:25

Foto: Divulgação

Imagem de Robinson Almeida destaca avanço do VLT e diz que obra vai reposicionar o Subúrbio no mapa da mobilidade de Salvador

Robinson Almeida

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou ao Política Livre que a primeira viagem-teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, realizada nesta sexta-feira (19), simboliza uma virada histórica na mobilidade urbana de Salvador e da Região Metropolitana. A agenda, realizada na Calçada, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues(PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa(PT), e do senador Jaques Wagner(PT).

Para o parlamentar, o andamento das obras demonstra, na prática, o compromisso do governo estadual com um sistema de transporte público moderno, eficiente e integrado, especialmente para a população do Subúrbio Ferroviário, historicamente penalizada pela falta de investimentos estruturantes.

Robinson Almeida ressaltou que o projeto avança apesar das críticas da oposição e terá papel fundamental na integração entre Simões Filho, o Subúrbio e diferentes regiões da capital baiana. “Enquanto alguns torcem contra, o VLT segue avançando e vai conectar o Subúrbio à Paralela e à Orla Atlântica, integrando Salvador como nunca antes”, afirmou.

O deputado lembrou que o trecho 1 do VLT, que liga a Calçada à Ilha de São João, já alcançou cerca de 50% de execução e destacou sua atuação no acompanhamento da obra. Segundo ele, foram realizadas quatro audiências públicas para discutir o projeto, ouvir a população e garantir transparência sobre os impactos e o cronograma.

“Estamos falando de uma obra estruturante, pensada para o futuro, que vai melhorar o deslocamento das pessoas, estimular a economia local e devolver dignidade a quem depende do transporte público todos os dias”, avaliou.

Robinson também fez questão de contextualizar o VLT dentro da trajetória dos governos do PT na Bahia. Ele lembrou que o metrô de Salvador só se tornou realidade a partir da decisão política do então governador Jaques Wagner de assumir a execução do projeto, após anos de atraso.

“O que antes era símbolo de descrédito virou referência nacional. Agora, o VLT segue o mesmo caminho: é planejamento, investimento e compromisso com quem mais precisa”, disse.

Na avaliação do parlamentar, o VLT representa o maior investimento já realizado no Subúrbio Ferroviário e terá reflexos diretos no turismo, no comércio, nos serviços e na geração de emprego e renda. “Com o apoio do presidente Lula, o governador Jerônimo mostra que é possível fazer política pública com resultados concretos e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o deputado.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

1 Comentário

Avatar comentário

Nilson

19/12/2025

11:08

Quem quiser pular do ⛵🛶 de Jerônimo Rodrigues e lula, aproveite, o 🛶 certo será o de ACM Neto... Não adianta insistir,o PT não ganha mais nada.
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.