Home
/
Noticias
/
Justiça
/
Operação Concórdia alcança a marca de 40 presos em sete fases na Bahia e outros estados
Operação Concórdia alcança a marca de 40 presos em sete fases na Bahia e outros estados
Ação integrada mira homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e organizações criminosas
Por Redação
12/12/2025 às 12:15
Foto: Divulgação
A Operação Concórdia alcançou, nesta sexta-feira (12), a marca de 40 presos desde maio deste ano. Com a captura de três suspeitos na Comunidade Metrô 1, ao lado da Estação Pirajá, em Salvador, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou a sétima fase da ofensiva voltada à retirada do convívio social de investigados por crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e participação em organizações criminosas.
As ações da operação, ao longo dos últimos meses, resultaram na prisão de integrantes de grupos criminosos com atuação na capital, Região Metropolitana e interior da Bahia, além de municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Em Salvador, as diligências ocorreram nos bairros Vila Canária, São Rafael, Piatã, Castelo Branco, São Marcos, Rio Sena, Rio Vermelho, Uruguai, Pirajá, Nazaré, Sussuarana, IAPI, Brotas, Águas Claras e Trobogy. Também foram registradas ações em Vera Cruz, Camaçari e Macururé.
Entre os presos ao longo das sete fases, estão dois procurados do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, além de investigados por casos de grande repercussão, como um motorista de aplicativo que também atuava no tráfico de drogas, um homem suspeito de atacar mulheres e um empresário investigado por torturar e executar funcionários em um ferro-velho.
A diretora do DHPP, delegada Lígia de Sá, destacou o avanço das investigações e o impacto da operação. “O trabalho integrado das nossas equipes vem garantindo resultados expressivos. A Operação Concórdia tem conseguido neutralizar integrantes de grupos criminosos que atuavam de forma violenta em diferentes regiões, incluindo investigados procurados pelo Baralho do Crime. As prisões realizadas até agora revelam o alcance do trabalho: estamos falando desde homicidas a traficantes, passando por autores de casos emblemáticos que chocaram a sociedade. O êxito das fases já deflagradas demonstra o comprometimento das equipes e reforça nosso foco em proteger vidas e fortalecer a segurança pública”, afirmou.
Na fase iniciada hoje, foram presos três homens, com 21, 26 e 18 anos, investigados pelo homicídio de George Santos Teles Júnior, de 19 anos, ocorrido em 7 de novembro de 2025, no bairro Granjas Rurais Presidente Vargas. Conforme apurado, a vítima foi agredida nas imediações de um posto de combustível, tentou fugir pela Avenida Gal Costa, mas foi alcançada, imobilizada e agredida com golpes de madeira, morrendo no local.
As prisões foram efetuadas por equipes da 2ª Delegacia de Homicídios, com apoio do Batalhão de Policiamento Tático da Polícia Militar. Durante o cumprimento dos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, foram localizados e recolhidos o veículo utilizado na ação, vestimentas e aparelhos celulares, que serão periciados. As diligências continuam para identificar e localizar outro envolvido no crime.
