/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Deputada do PT sugere ao STM perda de patente de Bolsonaro por trama golpista

Deputada do PT sugere ao STM perda de patente de Bolsonaro por trama golpista

Por Folhapress

08/12/2025 às 07:47

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Deputada do PT sugere ao STM perda de patente de Bolsonaro por trama golpista

Sede do STM

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) protocolou na Câmara uma indicação ao STM (Superior Tribunal Militar) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros quatro condenados pela trama golpista sejam declarados indignos para o oficialato e percam suas patentes.

A indicação é subscrita por outros 30 petistas e inclui a mesma recomendação para o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex- ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil Walter Souza Braga Netto.

Eles foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por participação na trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.

"Os crimes cometidos pelos oficiais representam ataque direto ao Estado Democrático de Direito, envolvendo uso da estrutura militar para fins golpistas e violação da ética, disciplina e hierarquia", diz a parlamentar. "O próprio STM tem jurisprudência determinando perda de patente em casos muito menos graves, o que torna incompatível com o oficialato a participação em tentativa de golpe."

Na indicação, a deputada diz que, com a condenação pelo STF, "não há dúvidas de que esses oficiais criminosos não só executaram um plano para subverter o Estado Democrático de Direito como fizeram uso do prestígio que ao menos parte dos condenados tinham junto aos membros das Forças Armadas para motivar as tropas a aderirem àquela intentona golpista".

Ela diz ser "inconcebível" que oficiais possam ser condenados por tentativa de golpe e, mesmo assim, manter suas patentes.

"A expectativa republicana mínima que recai sobre o STM é a de dissociar institucionalmente as Forças Armadas do golpismo, afirmar que a honra militar é incompatível com qualquer ruptura constitucional e produzir jurisprudência capaz de impedir futuras aventuras autoritárias", indica o texto.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.