/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Centrais sindicais elogiam jornada de 40h semanais, mas querem escala 5x2

Centrais sindicais elogiam jornada de 40h semanais, mas querem escala 5x2

Entidades se reuniram com ministro Luiz Marinho (Trabalho) nesta quarta-feira (3) e debateram proposta

Por Danielle Brant/Folhapress

04/12/2025 às 19:00

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Centrais sindicais elogiam jornada de 40h semanais, mas querem escala 5x2

PEC que acaba com a escala 6x1 é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP)

Representantes de centrais sindicais se reuniram nesta quarta-feira (3) com o ministro Luiz Marinho (Trabalho) e debateram o parecer do deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) à PEC (proposta de emenda à Constituição) que acaba com a escala 6x1, da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

O parlamentar sugeriu limitar a jornada de trabalho semanal a 40 horas, em relação às atuais 44 horas. Essa redução seria gradativa. O modelo proposto permite seis dias de trabalho seguidos, mas prevê que a jornada aos sábados e domingos seja limitada a 6 horas por dia, com a previsão de pagamento do adicional de 100% sobre o valor da hora normal para as horas extras.

Participaram da reunião com o ministro a Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central e CSB. Também esteve presente a deputada Daiana Santos (PC do B-RS).

Sérgio Luiz Leite, da Força Sindical, afirma que a avaliação das centrais sindicais sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas é boa.

"Acho que é um ponto positivo você ter uma sinalização de redução da jornada de trabalho. Mas a gente quer debater a questão da escala e talvez uma saída seja você colocar pelo menos duas folgas semanais consecutivas", afirma. "Mas volto a dizer, no relatório do Gastão ele não fala em terminar com a escala 6x1".

Outro ponto do parecer criticado pelo sindicalista é a possibilidade de livre pactuação contratual direta entre empregado e empregador, inclusive por hora trabalhada. "Isso é totalmente rechaçado por nós, porque não valoriza a negociação coletiva e cria um poder exacerbado do empregador perante o empregado em relação a estipular a jornada de trabalho e a escala", diz Leite.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.