/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado; especialistas criticam

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado; especialistas criticam

Lançamento da modalidade pela autoridade monetária já tinha sido adiado

Por Nathalia Garcia/Folhapress

04/12/2025 às 20:00

Atualizado em 04/12/2025 às 22:52

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado; especialistas criticam

Pix foi lançado pelo Banco Central em 2020

Depois de adiar o lançamento do Pix parcelado, o Banco Central desistiu de regulamentar a modalidade. A decisão foi informada pela autoridade monetária nesta quinta-feira (4) a participantes do mercado durante encontro do Fórum Pix.

A nova funcionalidade do sistema, que já é oferecida por bancos e fintechs de forma independente, tinha previsão de lançamento pela autoridade monetária em setembro, mas foi adiada para que novas etapas do trabalho de regulamentação fossem desenvolvidas.

Agora, além de abandonar a regulamentação, o BC também vetou o uso do nome Pix parcelado por instituições financeiras, que poderão usar similares como "Pix no crédito", "parcelamento do Pix".

A falta de regulamentação do produto é vista com preocupação por especialistas em direito do consumidor. Para o Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), a decisão do BC é "inaceitável" e deixará o consumidor vulnerável ao risco de superendividamento.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.