Boulos, Marina e Sonia Guajajara se reúnem com cacique Raoni na COP30
Por Fábio Zanini, Folhapress
16/11/2025 às 08:53
Foto: Talisson Souza/SGPR/Arquivo
Ministros Guilherme Boulos, Sonia Guajajara e Marina Silva se reúnem com cacique Raoni na COP30
Os ministros Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) se reuniram neste sábado (15) com o cacique Raoni Mẽtyktire na zona azul da COP30, o espaço principal da conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, realizada em Belém (PA).
Os ministros ouviram as reivindicações do cacique e vão encaminhar as demandas dentro do governo.
O encontro ocorreu um dia depois de indígenas do povo munduruku protestarem em frente ao acesso principal da conferência pedindo a revogação do decreto que estabelece o Plano Nacional de Hidrovias, assinado neste ano pelo governo Lula (PT).
Eles também reivindicavam proteção contra grandes empreendimentos dentro do território e o cancelamento da Ferrogrão —projeto de ferrovia que vai de Mato Grosso ao Pará.
