Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro aponta cenário nacional com Lula fortalecido e direita desorganizada
Secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro aponta cenário nacional com Lula fortalecido e direita desorganizada
Por Carine Andrade
04/10/2025 às 09:54
Atualizado em 04/10/2025 às 10:10
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA/Arquivo

O secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, apontou um cenário de incertezas no âmbito nacional para o campo da direita. Com a desistência do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de disputar à presidência da República em 2026, Ribeiro afirmou que o “jogo está zerado”.
Na avaliação do ex-prefeito de Ilhéus e ex-deputado federal, “a desorganização da direita no país está fortalecendo o presidente Lula”, que é candidato à reeleição pelo PT. Em entrevista exclusiva ao Política Livre, ele citou que “enquanto setores estão se bicando, Lula se fortalece e o governador Tarcísio raciocina que tem a eleição relativamente garantida em São Paulo”.
“Não se trata de qualquer candidato, ele vai enfrentar o Lula. Com esse tarifaço, acabou fortalecendo bandeiras da soberania nacional, e isso favoreceu Lula perante o eleitorado”, completou.
Eleição na Bahia
Aqui na Bahia, Jabes Ribeiro apontou uma “fadiga de material” do PT, que está há quase 20 anos comandando o Estado. Para ele, o líder da oposição na Bahia, ACM Neto (União Brasil), que é pré-candidato a governador em 2026, teria um cenário mais fácil com a candidatura de Tarcísio de Freitas. Ele afirmou que “a direita está patinando, não sabe pra que lado vai e isso dificulta a vida de ACM Neto".
“Há na população um sentimento de mudança. A favor do Neto tem um desejo de mudança dos maiores, ele é um candidato preparado. Contra, tem a indefinição nacional no campo da direita. Tarcísio é o nome de centro-direita que mais ajudaria Neto. Outros nomes como Ratinho Júnior e Caiado se apresentam, mas não com tanta força como Tarcísio”, frisou.
