/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Prefeito de Santa Maria da Vitória deixa o União Brasil e se filia ao MDB

Prefeito de Santa Maria da Vitória deixa o União Brasil e se filia ao MDB

Por Política Livre

28/10/2025 às 21:10

Atualizado em 29/10/2025 às 00:15

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Prefeito de Santa Maria da Vitória deixa o União Brasil e se filia ao MDB

O prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio

O prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, deixou o União Brasil e oficializou na última sexta-feira (24) sua filiação ao MDB, logo após a solenidade de entrega do título de cidadão baiano ao ministro das Cidades, Jader Filho, na Assembleia Legislativa da Bahia.

A mudança partidária foi confirmada a este Política Livre pelo presidente estadual do MDB, Jayme Vieira Lima, que também comanda a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) no governo Jerônimo Rodrigues (PT)

Tonho, que apoiou ACM Neto (União) na disputa pelo governo em 2022, havia anunciado em março deste ano sua adesão ao grupo de Jerônimo. Na ocasião, já sinalizava a saída do União Brasil. Agora, o movimento se concretiza, reforçando a presença do MDB no Oeste baiano.

Com a filiação, Santa Maria da Vitória, que é uma cidade polo com estruturas importantes do governo do Estado, a exemplo de uma policlínica e de uma unidade do Detran, passa a ser o município de maior peso político na região sob a batuta do MDB. O partido, que governa outras duas cidades no Oeste – Santana e Buritirama –, chega agora ao número 32 prefeitos na Bahia. 

De olho na irmã

A articulação da entrada de Tonho no MDB foi conduzida pelo próprio Jayme Vieira Lima, que agora trabalha para atrair também a irmã do prefeito, Bete de Zé de Agdônio, ao partido. Bete é pré-candidata a deputada estadual e tem base consolidada no Oeste, onde já é vista como um dos nomes competitivos da região.

A coluna Radar do Poder já havia antecipado, em março, a intenção de Bete de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Na época, Tonho ainda mantinha conversas com o ex-prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (União), a quem pretendia apoiar para deputado estadual. 

O entendimento, porém, não avançou em nome do projeto familiar de Tonho. Apesar de estar na base de Jerônimo, o prefeito deve manter o apoio ao deputado estadual Manuel Rocha (União), que é aliado de ACM Neto, para uma cadeira na Câmara Federal em 2026.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.