Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Jerônimo assina contrato de empréstimo de 150 milhões de dólares herdado da era Rui Costa
Jerônimo assina contrato de empréstimo de 150 milhões de dólares herdado da era Rui Costa
Por Política Livre
01/10/2025 às 22:09
Atualizado em 01/10/2025 às 22:10
Foto: Feijão Almeida/GOVBA/Arquivo

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou um empréstimo no valor de 150 milhões de dólares com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Os recursos, segundo extrato do contrato publicado na edição de terça-feira (30) no Diário Oficial do Executivo, vão para ações do Programa de Manutenção Proativa e Resiliência das Rodovias da Bahia (ProRodovias), que prevê a recuperação e modernização da malha rodoviária estadual.
Apesar de ter sido formalizada esta semana, a autorização para a contratação foi dada ainda no governo do ex-governador Rui Costa (PT), que enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na reta final do mandato e sancionou a lei dezembro de 2022, deixando na gaveta para proveito do sucessor.
O empréstimo em questão foi assinado pelo governador Jerônimo, representando a Bahia, pelo gerente geral do Banco do Brasil, Ricardo Luiz Ribeiro Silva, e pela procuradora da Fazenda Nacional, Ana Rachel Freitas da Silva, representando o governo federal, que é o garantidor da transação.
Além da “herança” deixada por Rui, Jerônimo já enviou 19 pedidos de empréstimos à Assembleia Legislativa entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, somando cerca de R$ 23 bilhões.
