Home
/
Noticias
/
Justiça
/
Juiz Eldsamir Mascarenhas é eleito novo presidente da Amab com maior votação da história da entidade
Juiz Eldsamir Mascarenhas é eleito novo presidente da Amab com maior votação da história da entidade
Por Redação
29/09/2025 às 11:31
Atualizado em 24/10/2025 às 16:45
Foto: Divulgação

O juiz de Direito Eldsamir da Silva Mascarenhas foi eleito o novo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e conduzirá a entidade no triênio 2026-2028. A eleição, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, em formato online e presencial, consolidou a vitória da chapa única “Para Continuar Avançando”, que recebeu 590 votos — número que representa a maior votação da história da AMAB. Com esse resultado, Eldsamir se torna o juiz mais votado para a presidência da Associação.
Além do presidente, compõem a nova Mesa Diretora:
Desembargador Manuel Carneiro Bahia de Araújo (1º Vice-Presidente)
Desembargador Julio Cezar Lemos Travessa (2º Vice-Presidente)
Desembargadora Delma Margarida Gomes Lôbo (3ª Vice-Presidente)
A eleição do presidente Eldsamir Mascarenhas, que compôs uma chapa com três desembargadores — sendo uma aposentada —, demonstra a união do primeiro e do segundo grau da magistratura baiana, reforçando o compromisso de enfrentar os desafios futuros com coragem e altivez. A proposta é otimizar, no Judiciário da Bahia, as conquistas já consolidadas a nível nacional, garantindo representatividade e equilíbrio entre todas as instâncias da classe.
O novo presidente já integrava a gestão anterior da AMAB como vice-presidente. Atualmente titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, Eldsamir Mascarenhas é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Processo Civil pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA. Reconhecido pela combinação de firmeza e empatia, é considerado uma liderança respeitada e acessível entre os colegas. “É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a presidência da AMAB. Daremos continuidade ao trabalho realizado, sempre com o compromisso de fortalecer a magistratura baiana e ampliar a atuação da Associação em defesa dos direitos e interesses de nossos associados”, destacou o magistrado.
Além da Mesa Diretora, também foram definidos os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Foram eleitos nove membros titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo, enquanto o Conselho Fiscal contará com cinco titulares e três suplentes, escolhidos entre os associados com maior número de votos.
Fundada em 1965, a AMAB atua há seis décadas na defesa das prerrogativas, direitos e interesses da magistratura baiana, além de promover atividades de integração, formação e valorização dos seus associados. Representando juízes e desembargadores em todo o estado, a entidade é reconhecida como um espaço de articulação e diálogo em prol do fortalecimento do Judiciário e da garantia do acesso à Justiça. A nova gestão, que assume em fevereiro de 2026, terá como desafio dar continuidade a essa trajetória, com foco em inovação, representatividade e fortalecimento institucional.
Saiba quem são os membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo:
Conselho Deliberativo:
RENATA GUIMARAES DA SILVA FIRME
TARDELLI CERQUEIRA BOAVENTURA
PAULO SÉRGIO BARBOSA DE OLIVEIRA
EDUARDO FERREIRA PADILHA
YAGO DALTRO FERRARO ALMEIDA
IASMIN LEÃO BAROUH
LÍVIA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
MARIANA SHIMENI BENSI DE AZEVEDO
GABRIEL IGLESES VEIGA
Ficaram na Suplência:
ALIANNE KATHERINE VASQUES SANTOS
GABRIEL DE MORAES GOMES
Conselho Fiscal:
ANA CONCEIÇÃO BARBUDA SANCHES GUIMARÃES FERREIRA
FABIO MARX SARAMAGO PINHEIRO
WANDER CLEUBER OLIVEIRA LOPES
CARLOS EDUARDO DA SILVA CAMILLO
ARMANDO DUARTE MESQUITA JÚNIOR
Ficaram na Suplência:
MARIA CLAUDIA SALLES PARENTE
CLEBER RORIZ FERREIRA
ELBER MARCEL VIEIRA CAMPOS
