Deputado propõe projeto que cria escolta para policiais aposentados
Por Fábio Zanini, Folhapress
18/09/2025 às 15:56
Atualizado em 18/09/2025 às 15:56
Foto: Divulgação/Deputado Tenente Coimbra/Arquivo

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) apresentou projeto para criar escolta a policiais civis, militares e penais aposentados e a parlamentares em situação de risco.
A iniciativa foi motivada pelo assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz em Praia Grande (SP), na segunda-feira (15). Em sua longa carreira, ele enfrentou líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), e a facção é uma das suspeitas do crime.
Segundo o projeto, agentes de segurança pública da ativa também poderão requerer proteção ao estado, caso haja risco no exercício da função. A proposta ainda prevê sigilo de informações pessoais em cadastros públicos.
De acordo com a proposta do deputado, ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública analisar os pedidos de proteção, mediante avaliação do risco.
"Atualmente, não existe legislação estadual específica que assegure medidas de proteção a policiais aposentados, mesmo que estes continuem expostos a ameaças de facções, em razão de atuação anterior no combate ao crime", diz Coimbra.
