/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Em meio a impasse com o PSD, Rosemberg se reúne com a oposição para defender candidatura à 1ª vice-presidência da Assembleia

Em meio a impasse com o PSD, Rosemberg se reúne com a oposição para defender candidatura à 1ª vice-presidência da Assembleia

Por Política Livre

22/01/2025 às 18:41

Atualizado em 22/01/2025 às 18:41

Foto: Flávio Sande/Política Livre/Arquivo

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT)

De volta a Salvador após uma viagem a Fernando de Noronha, o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), vai se reunir com a bancada de oposição para defender sua candidatura à vice-presidência da Casa, durante um café da manhã nesta quinta-feira (23).

Rosemberg é resistente à ideia de mudança no regimento interno para que haja convocação imediata de novas eleições em caso de vacância na presidência. Mas conforme mostrou a coluna Radar do Poder, ele defende o prazo de 60 dias, e estaria disposto a aceitar até 30 . Seria o tempo mínimo para, como presidente interino, construir sua ascensão definitiva à presidência da Casa.

Assim como o petista, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD), filho do senador Angelo Coronel (PSD), também tem o nome colocado para disputar a 1ª vice, em meio ao impasse entre PT e PSD, que pode terminar com um bate-chapa interno na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Nesta quarta, o líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), disse que a bancada é favorável à mudança no regimento interno, que deve ocorrer numa sessão extraordinária antes do dia 3 de fevereiro, data oficial da volta do recesso parlamentar e da eleição da Mesa Diretora.

Segundo apurou o site, Rosemberg quer garantir à oposição que os governistas votarão nos candidatos que a minoria indicar para a Mesa Diretora, levando em conta o critério da proporcionalidade de bancadas. A tendência é de a oposição referendar Samuel Júnior (Republicanos) para a 1ª Secretaria e Kátia Oliveira (União Brasil) para a 2ª Secretaria.

No início da semana, alguns deputados chegaram a avaliar que Rosemberg poderia declinar da candidatura de 1º vice caso a mudança regimental seja confirmada, uma vez que ele já admitiu a este Política Livre que não planeja chegar à vice-presidência, “apenas para coordenar o processo eleitoral”.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.