Home
/
Noticias
/
Economia
/
Luís Eduardo Magalhães recebe planta da maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina
Luís Eduardo Magalhães recebe planta da maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina
Por Redação
18/10/2024 às 17:15
Foto: Divulgação

A cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) deve receber um investimento de R$ 1,3 bilhão, que será aplicado na construção de uma nova unidade da Inpasa, a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. A cidade foi escolhida por ser um dos municípios mais pujantes no agronegócio no Brasil e com ampla capacidade para o desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.
A pré-obra iniciará logo após a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, que será realizada nesta segunda-feira (21), às 10h. O evento contará com a presença do presidente da República em exercício e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, entre outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes de entidades de classe, produtores rurais e profissionais da Inpasa.
A construção da planta deve movimentar diversos setores da economia e gerar cerca de 2.500 empregos durante a fase de construção, prevista para iniciar em dezembro de 2024. A 8ª unidade deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, gerando aproximadamente 450 empregos diretos e 1.500 indiretos.
Inpasa
A Inpasa é uma biorrefinaria de grãos que utiliza milho e sorgo na produção de biocombustíveis, DDGS, óleos vegetais, bioeletricidade e biogás. Fundada em 2006 no Paraguai, a empresa expandiu suas operações para o Brasil em 2018, com unidades em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS) e Sidrolândia (MS), além de projetos em Balsas (MA) e agora Luís Eduardo Magalhães (BA).
