Home
/
Noticias
/
Justiça
/
Ministério Público da Bahia preside mesa em evento nacional sobre resolução consensual de conflitos
Ministério Público da Bahia preside mesa em evento nacional sobre resolução consensual de conflitos
Por Redação
03/09/2024 às 10:18
Atualizado em 03/09/2024 às 10:18
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia participa nesta segunda-feira, dia 2, do ‘Encontro Nacional do Ministério Público dos Estados e da União’, em São Paulo, representado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia. O PGJ presidiu a mesa ‘Procuradores-Gerais: Autocomposição Ministério Público e o Tratamento Adequado e a Solução Consensual dos Problemas e Conflitos: experiências e desafios’. O painel, contou com a participação de procuradores-gerais de diversos estados, dialogando sobre experiências e desafios enfrentados na aplicação desses métodos.
“O MP baiano inaugurou o Nupia em 2021 com o intuito de dar suporte, orientação e capacitação a todos os seus membros e servidores para buscarem a resolução de conflitos através de métodos não tradicionais. Essa estrutura será ampliada para fortalecer essa forma dialógica de atuação. Entendemos que o MP brasileiro tem a responsabilidade de dialogar com a sociedade, poder público e instituições para dirimir grandes conflitos valendo-se das técnicas de autocomposição porque é a instituição que pode dar a esses envolvidos, por conta de seu perfil constitucional, a devida segurança jurídica na solução das questões”, destacou o chefe do MPBA, Pedro Maia, ressaltando que o projeto está em implantação na Bahia.
O evento discute a importância da resolução consensual no sistema de Justiça e apresenta práticas exitosas aplicadas em diferentes órgãos. A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie; o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo; e o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo. Também participou do encontro a promotora de Justiça Karinny Peixoto, coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPBA (Nupia).
“A participação do MPBA no evento reafirma seu compromisso com um movimento importante do Sistema de Justiça que visa promover a pacificação de conflitos e garantir o acesso à justiça para os cidadãos baianos, conforme previsto na Constituição”, afirmou a promotora de Justiça e coordenadora do Nupia, Karinny Peixoto, especialista em autocomposição e negociação de conflitos. Para ela, a participação do MPBA representa ainda “um passo significativo na consolidação de métodos consensuais para a solução de conflitos e construção de consensos, reforçando o compromisso da Instituição com uma justiça mais eficiente e acessível para todos os cidadãos”.
O evento, que segue até dia 3, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
