Ricardo Almeida propõe academias de rua para pessoas com fibromialgia
Por Redação
17/07/2024 às 13:59
Atualizado em 17/07/2024 às 14:16
Foto: Divulgação

Autor do projeto de indicação que institui o Programa Municipal de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF), o vereador Ricardo Almeida (DC) protocolou, na Câmara Municipal de Salvador, um projeto de indicação que prevê a instalação de academias de rua voltada aos portadores da doença.
De acordo com a proposição do edil, devido à necessidade deste público específico necessitar de atividades físicas recorrentes, foi indicado que sejam criados espaços para que, monitorados com profissionais especializados, os portadores de fibromialgia tenham acesso a estes equipamentos para controle das dores que a doença provoca.
Ricardo salientou que, por ser uma doença silenciosa, que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. É acompanhada por sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.
Ricardo também é autor do projeto que prevê a distribuição gratuita na rede municipal de medicamentos que um fibromialgico precisa fazer uso diariamente para amenizar suas dores. De acordo com o vereador, alguns desses medicamentos já estão sendo distribuídos após sua iniciativa.
