/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

'As tranças são uma história viva e um símbolo de autoafirmação', diz Ireuda Silva no Novembro Negro

'As tranças são uma história viva e um símbolo de autoafirmação', diz Ireuda Silva no Novembro Negro

Por Redação

07/11/2023 às 09:29

Foto: Valdemiro Lopes/Arquivo/CMS

Ireuda Silva

No mês dedicado a homenagear a história e a cultura afro-brasileira e reafirmar a luta contra o racismo, a vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), enaltece a importância das tranças e da arte trancista como herança a ser preservada e valorizada. A republicana lidera a luta pela regulamentação da profissão, que está prestes a se concretizar, e tem projetos que visam torná-la patrimônio cultural imaterial do Brasil, da Bahia e de Salvador.

"O Novembro Negro é uma oportunidade para reconhecermos a riqueza da cultura afro-brasileira e a contribuição da população negra para a nossa sociedade", afirmou Ireuda Silva. "As tranças têm uma importância profunda em nossa história, não apenas como um penteado, mas como um símbolo de resistência, identidade e conexão com nossas raízes."

As tranças têm uma importância histórica significativa em muitas culturas ao redor do mundo. Em muitas culturas africanas, por exemplo, as tranças eram usadas para transmitir mensagens específicas sobre a identidade étnica, status social, idade e até mesmo estado civil. Durante a época da escravidão nas Américas, as tranças também eram usadas como uma forma de comunicação entre os escravizados, muitas vezes escondendo mapas e informações valiosas. Hoje, as tranças continuam a ser uma expressão da identidade cultural, moda e afirmação de identidade.

"Quando vemos alguém com tranças, estamos olhando para uma história viva. Cada trança conta uma história e carrega um legado que merece ser honrado e respeitado", avalia Ireuda.

Além de destacar a importância cultural, Ireuda Silva também enfatizou que as tranças são uma forma de empoderamento e empreendedorismo para muitas pessoas negras. "A aceitação de nossos cabelos naturais, incluindo as tranças, é uma parte crucial da luta contra a discriminação racial e o racismo estrutural. Além disso, há hoje no Brasil milhares de pessoas que vivem e geram emprego e renda com o trabalho de trancista, movimentando a economia", observou a vereadora.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.