Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Governo do Estado entrega equipamentos de proteção para limpeza de praias afetadas por mancha de óleo
Governo do Estado entrega equipamentos de proteção para limpeza de praias afetadas por mancha de óleo
Por Redação
17/09/2023 às 11:41
Atualizado em 17/09/2023 às 11:41
Foto: Divulgação

O governo do Estado, por meio de uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no sábado (16) para as prefeituras de Cairu e Valença. A medida visa apoiar as operações de limpeza das praias afetadas pela “persistente” mancha de óleo no litoral da Bahia, abrangendo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Guaibim e a de Tinharé Boipeba.
Eduardo Topazio, diretor de fiscalização do Inema, ressaltou a importância dos EPIs. “Esses equipamentos garantirão um trabalho seguro e eficiente, protegendo os profissionais envolvidos na remoção deste resíduo que alcançou nossas praias. Dentre os itens fornecidos estão: big bag, bota em PVC, boné árabe, bloqueador solar, camisa UV, espátula de aço, pá e sacos plásticos.
O reaparecimento das manchas de óleo nas praias baianas nos últimos dias levou as autoridades ambientais do Estado a reforçarem as medidas de prevenção. Na última quinta-feira (14), um encontro em Salvador abordou estratégias de enfrentamento desse novo episódio, incluindo a definição de um cronograma de ações para cada instituição envolvida.
As medidas incluem orientação técnica para limpeza das praias afetadas, apoio intensivo a municípios com menor capacidade de investimento, estudo de origem e deslocamento das manchas, além do fornecimento de EPIs e ferramentas, além de definição do destino apropriado para o material coletado nas praias.
Um dos principais pleitos dos gestores municipais foi a distribuição de EPI para a coleta. Dentre os órgãos engajados no combate ao óleo no litoral baiano estão a Sema, Inema, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e as prefeituras das localidades afetadas.
