Home
/
Noticias
/
Justiça
/
Presidente do TJ-BA recebe Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT da 5ª Região
Presidente do TJ-BA recebe Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT da 5ª Região
Por Redação
22/08/2023 às 08:10
Atualizado em 22/08/2023 às 08:30
Foto: Divulgação

Em ato solene no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), rodeado de personalidades distintas do Direito, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi agraciado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa, Grau Grande Oficial por promoção. A honraria é reservada para personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho e à sociedade.
A entrega foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), na presença de autoridades e de representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e da Polícia Militar. Marcado pela emoção de todos os presentes, o evento foi prestigiado por familiares e amigos dos agraciados.
Além do presidente Nilson Soares Castelo Branco, outros integrantes do TJ-BA foram, também, laureados no evento. O diretor-geral da Universidade Corporativa, desembargador Mário Albiani Júnior, também recebeu o Grau Grande Oficial. A juíza Mariana Teixeira Lopes foi agraciada com o Grau Comendador.
Acompanhado de sua esposa, desembargadora do Trabalho, Suzane Faillace Castelo Branco, o desembargador Nilson Soares Castelo Branco recebeu a comenda das mãos da presidente do TRT-5, desembargadora Débora Maria Lima Machado. Esteve presente ao evento, o ministro do TST, Cláudio Brandão que é baiano.
Na ocasião, a chefe do Tribunal do Trabalho mencionou sua grande estima pelo momento marcante das homenagens. “O ministro Coqueijo representa o amplo conhecimento jurídico, a música, a cultura, o respeito ao nosso povo, a diversidade, o entendimento e a paz social”, afirmou a desembargadora Débora Machado. “Presto a minha homenagem à Justiça, certa de que estamos firmes na preservação e na ampliação desses valores”, acrescentou.
A cerimônia de entrega das comendas contou com a apresentação dos Hinos do Brasil e da Bahia pela Banda da Polícia Militar, após a entrada oficial das bandeiras do Brasil, da Bahia e da cidade de São Salvador, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, carregadas pelos alunos da Academia da Polícia Militar da Bahia. A família do ministro Coqueijo Costa esteve presente como convidada especial.
Além disso, a solenidade foi abrilhantada por performances musicais da servidora do TRT-5, Paty Brandão, e de Duarte Velloso que, ao final da cerimônia, fizeram uma homenagem em nome de todos os servidores do Tribunal Regional do Trabalho à desembargadora Débora Maria Lima Machado.
Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia – A Comenda Ministro Coqueijo Costa tem esse nome em homenagem ao magistrado que foi presidente do TRT-5, no biênio 1967-1971, e ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Ela foi instituída em 2003, mediante a Resolução Administrativa 034/2003 do Órgão Especial do TRT-5.
