/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

À TV chinesa, Lula diz querer 'parceria estratégica que dure décadas'

À TV chinesa, Lula diz querer 'parceria estratégica que dure décadas'

Por Nelson de Sá, Folhapress

14/04/2023 às 18:13

Atualizado em 14/04/2023 às 18:47

Foto: Reprodução/Arquivo

Presidente brasileiro falou ao canal de notícias CGTN e à agência Xinhua, em meio a extensa cobertura da visita no país

Além do noticiário constante na rede CCTV (acima, cenas selecionadas para o YouTube), dos encontros com Xi Jinping e outros, Lula deu pelo menos duas entrevistas na China.

O canal de notícias em chinês CCTV 13 veicularia uma na noite de sexta, enquanto sua versão em inglês, CGTN, programou para sábado. E adiantou bastidores do âncora Wang Guan chegando ao hotel de Lula para o programa Leaders Talk, ao som de "Aquarela do Brasil", e trocando presentes (abaixo, a edição para o YouTube).

Fala de Lula destacada no site da CGTN: "Primeiro, eu gostaria de estabelecer com a China uma parceria estratégica que pudesse durar muitas e muitas décadas. Segundo, precisa avançar na relação com a China não apenas na questão econômica e comercial".

O portal Guancha, de Xangai, separou trecho em que o brasileiro diz: "Eu estou na China com muito otimismo, com muita vontade de que a gente possa avançar. Eu tive uma extraordinária relação com a China nos meus dois primeiros mandatos e espero ter uma extraordinária relação com a China nesse meu terceiro".

A agência de notícias Xinhua, também estatal, despachou "entrevista exclusiva" intitulada "Lula diz que China é um exemplo impressionante de desenvolvimento". O trecho que foi para o título:

"[A China foi o país] que mais tirou pessoas da pobreza na história. Foram centenas de milhões nos últimos 40 anos. É algo extraordinário e que serve de inspiração para todos os países em desenvolvimento. A China é um exemplo impressionante de desenvolvimento que aconteceu beneficiando diversos parceiros comerciais no mundo, inclusive o Brasil, nesse processo."

Outra passagem, da conversa que parece ter sido por escrito, em que Lula diz que, no seu caminho próprio para o desenvolvimento, o Brasil quer "crescer com respeito aos direitos humanos":

"Creio que o sucesso do 'caminho chinês para a modernização' mostra que não há uma receita única para o desenvolvimento e que boas soluções podem estar em toda parte, e cada país deve trilhar seu próprio caminho, conforme seus desafios históricos e suas potencialidades. O Brasil está engajado em criar o 'caminho brasileiro para a modernização', que consiga conjugar crescimento, redução da pobreza e das desigualdades sociais, sustentabilidade dos nossos recursos naturais extraordinários e eliminação do racismo e da discriminação. Queremos crescer com justiça social, sustentabilidade ambiental e respeito à democracia e aos direitos humanos."

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.