/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos no 1º turno e Bolsonaro, 37%

Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos no 1º turno e Bolsonaro, 37%

Por Folha de S. Paulo

01/10/2022 às 19:13

Atualizado em 01/10/2022 às 19:13

Foto: Reprodução/TV Globo

Pesquisa divulgada neste sábado mostra petista à frente do candidato à reeleição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% dos votos válidos na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 37%, segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1º).

Os resultados são diferentes dos apontados no levantamento anterior, publicado na segunda-feira (26), que trouxe Lula com 52% e Bolsonaro com 34%. As oscilações estão dentro da margem de erro.

Segundo o instituto, não é possível afirmar se haverá segundo turno. Um candidato precisa superar os 50% nessa métrica para vencer na primeira fase do pleito —Lula pode se enquadrar nesse cenário, mas no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

A contagem de votos válidos exclui os brancos, nulos e indecisos, simulando o cálculo que será usado pelo TSE (Tribunal Superior de Justiça) para aferir o resultado das eleições neste domingo (2).

O Ipec ouviu 3.008 brasileiros na sexta-feira (30) e neste sábado (1º), em 183 municípios do país. A sondagem foi contratada pela TV Globo e o registro na Justiça Eleitoral é BR-00999/2022.

O levantamento do instituto mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) empatados em terceiro lugar, com 5% dos votos válidos. O pedetista tinha 6% na rodada passada, e a emedebista possuía os mesmos 5%.

Outros candidatos que pontuaram foram a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo), com 1% cada. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Ainda segundo a pesquisa, 46% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro (no levantamento anterior, eram 51%). Lula é rejeitado por 38% (eram 35%). Ciro vem na sequência, com 14% (eram os mesmos 14%).

Questionados sobre quem elegeriam no segundo turno, 52% dos entrevistados totais indicaram Lula (eram 54%) e 37%, Bolsonaro (eram 35%).

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro daquele ano em razão do término de um acordo de licenciamento.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.