/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Datafolha: 87% dizem já estar totalmente decididos sobre voto a presidente

Datafolha: 87% dizem já estar totalmente decididos sobre voto a presidente

Por Joelmir Tavares / Folha de São Paulo

01/10/2022 às 19:17

Atualizado em 01/10/2022 às 19:17

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Percentual era 85% na pesquisa de quinta (29); índices entre eleitores de Lula e Bolsonaro são superiores

Na véspera do primeiro turno das eleições, 87% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 13% afirmam que a escolha ainda pode mudar, segundo a nova pesquisa Datafolha. No levantamento de quinta-feira (29), os percentuais eram de, respectivamente, 85% e 15%.

A tendência de apoiadores dos dois líderes da corrida estarem mais convictos do que a média continua. Entre apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 91% se declaram decididos (também eram 91%), e, entre simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL), a taxa é de 92% (ante 89% na quinta).

Realizado entre sexta-feira (30) e este sábado (1º), o levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 12.800 eleitores em 310 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00245/2022.

Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) que se dizem certos da escolha são 58%, e os que ainda podem mudar são 41%. No caso de Simone Tebet (MDB), 62% respondem que estão convictos e 37% afirmam que podem mudar de ideia.

Na fatia de 3% de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, 72% estão totalmente decididos (eram 73% na rodada anterior).

Entre os homens, 10% ainda podem mudar de ideia sobre seu voto para presidente (eram 12%), e entre as mulheres esse índice é de 15% (eram 18%). A parcela de voláteis também é mais alta entre pessoas de 16 a 24 anos (20%, ante 23% na semana passada).

Na simulação de primeiro turno feita pelo instituto e divulgada neste sábado, Lula lidera, com 50% dos votos válidos, seguido por Bolsonaro, com 36%, Tebet, com 6%, e Ciro, com 5%.

Entre o percentual de 13% dos eleitores que admitem rever a atual decisão, 19% citam Ciro como seu "plano B", 18% apontam como alternativa Lula, 18% respondem que optariam por Bolsonaro e 15% mencionam Tebet.

Dentro do universo de eleitores voláteis, a margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.